Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Bevitec - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Vitaminas do complexo B + ácido ascórbico

Classe terapêutica : Multivitamúnico

Indicações:
BEVITEC são cápsulas moles contendo multivitaminas. Cada embalagem de BevitecÉ contém 20 cápsulas moles, acondicionadas em frascos de vidro mbar.

BEVITEC é utilizado na profilaxia de avitaminoses do complexo B e vitamina C.

Antes de tomar BEVITEC
Não tome BEVITEC …
Se tiver alergia (hipersensibilidade) a uma das substâncias ativas ou a qualquer um dos componentes de Bevitec;
Se tiver alergia soja ou ao amendoim (ver Outros componentes).
Se sofre de litase oxlica e doenças associadas à retenção de ferro (hemocromatose, talassmia e anemia sideroblstica).
Se sofre de insuficiência renal grave ou terminal/hemodialisados, Deverá ter em conta que a dose diária aconselhável de vitamina C não deve ser superior a 100mg.
Se sofre de hiperoxalria (presença de ácido oxlico na urina, essencialmente sob a forma de sais de cálcio), doença renal diminuída ou tem deficiência da desidrogenase glucose-6-fosfato não deve tomar Bevitec sem falar com o seu médico ou farmacêutico, devido à presença ácido ascórbico (vitamina C) na sua composição (ver Outros componentes).

Gravidez/aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.
Se está grávida ou pretende ficar grávida, pode tomar BEVITEC nas doses diárias recomendadas.
Se está a amamentar, pode tomar BEVITEC nas doses diárias recomendadas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de BEVITEC:
BEVITECÉ contém vitamina B6 ou piridoxina, não devendo associar-se com a levodopa, a não ser quando associada a um inibidor da dopadescarboxilase.
Não ultrapassar os 2g de vitamina B6 por dia.
É contém Glicerol e óleo de soja (ver Outros ingredientes).
BEVITECÉ contém vitamina B2 ou riboflavina, que pode provocar coloração amarela na urina não tendo qualquer significado clínico. Pode aumentar a concentração urinária de ácido ascórbico (vitamina C) interferindo com diversos testes laboratoriais (glicosria, ácido rico, creatinina, fsforo inorgânico) e dar resultados falsos negativos na pesquisa de sangue oculto nas fezes.
BEVITEC deve ser administrado com precaução nos doentes com diabetes mellitus, doentes hepáticos, doentes com úlcera péptica, gota, doentes célculos renais recorrentes, doentes a fazer terapêutica anticoagulante e hemofólicos.

Tomar BEVITECÉ com outros medicamentos:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.
A vitamina B6 inibe a atividade da levodopa, quando esta é administrada sem um inibidor da dopadescarboxilase. Não se deve administrar a vitamina B6 sem um inibidor da dopadescarboxilase.
BEVITEC pode ter interação com outros medicamentos nomeadamente tetraciclinas, aminoglicosdeos, varfarina, antiácido com alumínio, colchicina, isoniazida, fenitona, fenobarbital e carbamazepina.
É possível que a tiamina (vitamina B1) aumente o efeito dos bloqueadores neuromusculares, embora se desconhea o significado clínico deste efeito.
Doses elevadas de vitamina C (ácido ascórbico) podem aumentar a absorção e os níveis de ferro e de contraceptivos orais. Pode aumentar a concentração dos salicilatos no plasma por diminuir a sua excreção renal. Pode influenciar a interação entre o dissulfiram e o álcool.
A vitamina C (ácido ascórbico) em doses elevadas pode diminuir a absorção e os níveis séricos dos anticoagulantes orais e da flufenazina.

COMO TOMAR BEVITEC
Adultos: 3 a 6 cápsulas moles por dia.
Crianças: 1 a 3 cápsulas moles por dia.

As cápsulas moles de BEVITEC são administradas por via oral, devendo ser ingeridas com um pouco de água s refeições.

Caso se tenha esquecido de tomar o BEVITEC :
Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico

Efeitos secundários BEVITEC
Como os demais medicamentos, BEVITEC pode ter efeitos secundários.

Ligados vitamina B6:
Manifestações hematológicas excepcionais e reversíveis com a interrupção do tratamento, foram assinaladas após fortes doses ou tratamentos prolongados de vitamina B6.
Pode ocorrer diarreia (evacuação frequente e rápida de fezes líquidas) e prisão de ventre (obstipação); como efeitos muito raros encontram-se descritos casos de reação de hipersensibilidade (manifestação cutânea, asma, erupções no tecido subcutâneo e urticária).

COMO CONSERVAR BEVITEC
Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 25ºC.
Manter o recipiente dentro da embalagem exterior, para proteger da luz.
Não utilize BEVITECé após expirar o prazo de validade indicado no rótulo do frasco e na embalagem. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras informações
As substâncias ativas são: Vitamina B1; Vitamina B2; Vitamina B4; Vitamina B6; Vitamina C; Vitamina PP; Vitamina B12 e Pantotenato de cálcio.
Outros componentes são: óleo de colza; Cera amarela; óleo de soja hidrogenado; óleo vegetal parcialmente hidrogenado; Lecitina de soja; Etilvanilina; Gelatina; dióxido de slicio.
Revestimento: água purificada; Gelatina; Sol. sorbitol não cristalizvel; Glicerol a 85%; dióxido de titânio; Vermelho de cochonilha a 62,5% e xido negro de ferro (E172).

Fabricante :

Laboratórios Azevedos Indústria farmacêutica, S.A.

Estrada da Quinta , 148 Manique de Baixo
2645–436 Alcabideche, Portugal
Telefone:+351 21 472 5900

Medicamentos do mesmo fabricante :

Afebryl, Algik, Analgil, Bevitece, Broncoterol, Calcio vitamina d3 farmalider, Calcio vitamina, Cofedron, Dermofix, Lisinopril-hidroclorotiazida azevedos, Pamidronato azevedos 60, Pamidronato azevedos 90

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular