Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Betnovate capilar

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : betametasona

Apresentação :

BETNOVATE CAPILAR 1 mg/g Solução cutânea

BETNOVATE CAPILAR 1 mg/g Solução cutânea

- Os outros componentes são: carbomer 980 NF, álcool isoproPólico, hidróxido de sódio, água purificada.

Fabricante :
Glaxo Wellcome farmacêutica, Lda R. Dr. Antônio Loureiro Borges,3 Arquiparque, Miraflores 1495 -131 Algés

Indicações:

Solução cutânea para aplicação no couro cabeludo, contendo 0,1% (p/p) de betametasona sob a forma de valerato. Cada frasco contém 100 ml de solução.
Betnovate Capilar pertence ao grupo farmacoterapêutico dos corticosteróides de ação tópica (13.5).
A solução cutânea de Betnovate está indicada para o tratamento de dermatoses do couro cabeludo sensíveis aos corticosteróides, como psorases e seborreia, e nas inflamações associadas a caspa.

2. ANTES DE USAR BETNOVATE CAPILAR
Não use Betnovate Capilar:
- se tem hipersensibilidade (alergia) betametasona ou a qualquer dos excipientes;
- se tem infecções do couro cabeludo;
- Betnovate não é indicado em dermatoses em crianças com menos de 1 ano de idade, incluindo dermatites.
Não deve ser utilizado o tratamento com Betnovate Capilar em crianças com idade compreendida entre 1 e 12 anos por um perãodo superior a 5 dias.

Tome especial cuidado com Betnovate Capilar
Deve haver precaução especial em aplicar a solução longe dos olhos.
Esta preparação inflamvel. Não usar, nem secar o cabelo perto do fogo ou chama
directa.
Deve evitar-se a terapêutica tópica prolongada sempre que possível, particularmente nos lactentes e crianças, pois pode ocorrer supressão supra-renal, mesmo sem oclusão. Os corticosteróides tópicos podem ter riscos na psorase por vrias razes, incluindo recidiva rebound, desenvolvimento de tolerância, risco de psorase pustular generalizada e desenvolvimento de toxicidade local ou sistémica, devido à função de barreira da pele estar alterada. Se for usado na psorase importante a observação cuidadosa do doente.
Deve ser usada terapêutica antimicrobiana adequada sempre que as lesões inflamatórias tratadas infectarem. Se surgir uma infecção secundária deve suspender-se a terapêutica corticosteride tópica e iniciar terapêutica antimicrobiana sistémica apropriada. A infecção bacteriana estimulada pelo calor, condições de humidade induzidas pelo penso oclusivo, pelo que a pele deve ser limpa antes de aplicar um novo penso.
Gravidez e aleitamento
a administração tópica de corticosteróides a animais durante o periodo da gravidez pode provocar anomalias no desenvolvimento fetal. Não foi estabelecida para o Homem a relevncia desta observação; no entanto, os corticosteróides tópicos não devem ser usados extensamente durante a gravidez, i.e., em grandes quantidades ou por longos perãodos.

Condução de veículos e utilização de máquinas
Não foram referidos efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Usar Betnovate com outros medicamentos
Não aplicvel.

3. COMO USAR BETNOVATE CAPILAR

Aplicar, de manhã e à noite, uma quantidade pequena de solução de Betnovate no couro cabeludo, até melhoria evidente. Pode depois manter-se a melhoria com uma única aplicação diária, ou mesmo com menor frequência.
Betnovate Capilar é apropriado para utilização em crianças (a partir de 1 ano de idade) e idosos. No entanto, a sua utilização prolongada ou aplicação em reas extensas Deverá ser evitada especialmente nesta população.

Se usar mais Betnovate Capilar do que deveria
Não provável verificar-se sobredosagem aguda, no entanto no caso de sobredosagem crônica ou abuso podem surgir sintomas de hipercortisolismo. Nesta situação deve suspender-se o tratamento gradualmente e sob supervisão médica, devido ao risco de insuficiência supra-renal.
Caso se tenha esquecido de usar Betnovate Capilar
Não aplique uma quantidade de solução a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar. Retome o regime posológico prescrito pelo seu médico.

Efeitos secundários possíveis

Como os demais medicamentos, Betnovate Capilar pode ter efeitos secundários.

Se aparecerem sintomas de hipersensibilidade deve suspender-se imediatamente a aplicação . Como com outros corticosteróides tópicos, quando são tratadas reas extensas pode ocorrer absorção sistémica suficiente para produzir os sintomas de hipercortisolismo. mais provável que este efeito ocorra nos lactentes e nas crianças, e se se emprega revestimento oclusivo ou se o tratamento prolongado.
Foi referido o aparecimento de sensação de calor no local da aplicação , prurido e dermatite alérgica de contacto.

Pode ocorrer atrofia local depois de tratamento prolongado.

Em casos muito raros, pensa-se que durante o tratamento da psorase com corticosteróides (ou na suspensão do mesmo) estes teriam dado origem ao aparecimento da forma pustular da doença.

Poderão ocorrer infecções secundárias a fungos e bactrias.
Caso detecte efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Conservação DE BETNOVATE CAPILAR
Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não conservar acima de 25ºC.
Não utilize Betnovate Capilar depois de expirar o prazo de validade inscrito na embalagem.

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular