Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Betaferon - Efeitos Colaterais.

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : interferon beta-1b

Apresentação : Caixa com 15 frascos-ampola com liofilizado + 15 frascos-ampola de diluente.

Indicação : Redução da frequência e gravidade das exacerbações clínicas em pacientes ambulatoriais (por exemplo, pacientes que podem andar por seus prprios meios) portadores de esclerose múltipla por surtos de exacerbação-remissão, caracterizada pela Ocorrência de, pelo menos, dois episódios de disfunção neurológica durante o perãodo precedente de 2 anos, seguidos de recuperação completa ou incompleta. Pacientes em tratamento com Betaferon apresentaram redução na frequência (30%) e na gravidade das exacerbações clínicas, bem como no nmero de hospitalizações devido à doença. Além disso, houve um prolon-gamento do intervalo sem exacerbações. Betaferon não foi ainda investigado em pacientes com esclerose múltipla progressiva.

Efeito Colateral :

A experiência com Betaferonta em doentes com esclerose múltipla limitada, conseqentemente, os eventos adversos com baixa Incidência podem não ter sido ainda observados. reações no local de injeção ocorreram frequentemente após a administração de Betaferon (interferon beta-1b).
Inflamação, dor, hipersensibilidade, necrose e reações não especficas foram associadas, de modo significativo, ao tratamento com 0,25 mg (8 milháes de U.I.) de Betaferon. A Incidência de reações no local de injeção usualmente diminuiu com o decorrer do tempo. Sintomas do tipo gripal (febre, calafrios, mialgia, indisposição ou sudorese) foram relatados com frequência. A Incidência dos sintomas diminuiu com o decorrer do tempo. Podem ocorrer reações srias de hipersensibilidade (reações raras mas graves e agudas, como broncospasmo, anafilaxia e urticária).

Fórmula :

Após a reconstituição, cada ml da soluçãocontém 0,25 mg (8 milháes de U.I.) de interferon beta-1b. Cada frasco-ampola com liofilizado formulado de maneira a conter 0,3 mg (9,6 milháes de U.I.) de interferon beta-1b mais os excipientes albumina humana e dextrose. Cada frasco-ampola do diluente contém 2 ml de solução de cloreto de sódio 0,54% (adicionado de ácido clordrico para correção de pH), dos quais são utilizados 1,2 ml para a reconstituição de Betaferon (interferon beta-1b)

Contra indicação :

Gravidez; história de hipersensibilidade ao interferon beta natural ou recombinante ou é albumina humana ou ainda a qualquer componente da fórmula; história de distúrbios depressivos graves e/ou tendência suicida; doenças hepáticas descompensadas; epilepsia não adequadamente controlada por tratamento.

Modo de Usar :

O tratamento com Betaferon deve ser iniciado com a supervisão de um médico experiente no tratamento da esclerose múltipla. A dose recomendada de Betaferon de 0,25 mg (8 milháes de U.I.), contidos em 1 ml da solução reconstituída, injetada por via subcutânea, em dias alternados. O liofilizado de Betaferon deve ser reconstituído, sem agitação, com 1,2 ml do diluente. até o momento, não se sabe por quanto tempo o paciente deve ser tratado.
A eficácia do tratamento para perãodos maiores que 2 anos não foi suficientemente demonstrada em todos os pacientes. A decisão quanto a um tratamento mais prolongado deve ser tomada pelo médico, tendo em vista cada caso individualmente analisado.

Fabricante :

Schering do Brasil

Av Alfredo Egídio de Souza Aranha, 384 An 4
São Paulo - SP

Medicamentos do mesmo fabriante :

Azelan, Betaferon, Cliane, Dopergin, Ecovis 200, Esmeron, Estrofem 2 mg, Femiane, Fludara, Gestadinona, Ginedisc, Gyno icaden, Icaden, Levovist, Lindisc 50, Lindisc duo, Loratadina, Mesigyna, Microvlar, Nebido, Neovlar, Procin, Proviron, Puregon, Quadriderm, Rebetol, Rotram, Sporostatin, Ultraproct, Vasomax


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio