Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Besilato de Atracurio Vademecum

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Besilato de atracrio

Apresentação : Solução Injetável em ampola de vidro tipo I, transparente com capacidade para 3 ml
(Besilato de Atracurio APS 25 mg/2,5 ml) e 5 ml (Besilato de Atracurio APS 50 mg/5ml).
Embalagens contendo 1 e 5 ampolas.

Indicações: O besilato de atracrio é um relaxante muscular de ação perifrica, utilizado na forma desolução Injetável.
O besilato de atracrio é utilizado como auxiliar da cirurgia, uma vez que causarelaxamento muscular. É também usado na ventilação assistida e na entubaçãoendotraqueal.

2. ANTES DE UTILIZAR BESILATO DE ATRACURIO APS

Não utilize Besilato de Atracurio APS
-se tem alergia (hipersensibilidade) ao besilato de atracrio ou ao ácido benzenesulfúnico.

Tome especial cuidado com Besilato de Atracurio APS

O besilato de atracrio deve ser administrado por clínicos experientes, familiarizadoscom a sua ação, ou sob a sua supervisão e em locais apropriados é anestesia.
Deve ser utilizado com precaução em doentes miastânicos (ou com outras doençasneuromusculares), asmáticos, atépicos ou com alterações electrolticas (hipocalimia,hipocalcmia).

As doses de besilato de atracrio devem ser reduzidas na presença de determinadosfármacos, como sejam os anestásicos inalatérios, visto estes poderem potenciar obloqueio neuromuscular competitivo.
Nos pacientes a receberem besilato de atracrio deve ser efectuada a monitorização dosgases sanguíneos, pressão sanguínea, ritmo cardíaco e função respiratéria.

Ao utilizar Besilato de Atracurio APS com outros medicamentos
Informe o seu médico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
Os efeitos bloqueadores neuromusculares do besilato de atracrio são acentuados pela administração de agentes anestásicos como enflurano, isoflurano, sevoflurano, halotano ecetamina, por outros bloqueadores neuromusculares não despolarizantes, por algunsantibióticos (incluindo aminoglicosidos, polimixinas, espectinomicina, tetraciclinas,lincomicina e clindamicina), por antiarrtmicos (incluindo propanolol, bloqueadores doscanais de cálcio, lignocana, procainamida e quinidina), por diuréticos (incluindofurosemida e possivelmente tiazidas, manitol e acetazolamida), por sais de magnésio elítio e por bloqueadores ganglionares (trimetafan, hexametnio).
Observa-se uma diminuição do efeito após Administração prvia de fenitona oucarbamazepina.
a administração de suxametnio para prolongar os efeitos de bloqueadoresneuromusculares não despolarizantes pode conduzir a um bloqueio prolongado ecompleto cuja reversão por agentes anticolinestersicos pode ser difcil.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
O besilato de atracrio tem sido utilizado em grávidas submetidas a cesariana, tendo-seobtido bons resultados. Noutras situações, desaconselha-se o uso de besilato de atracrioem grávidas.
Uma vez que existe um risco potencial para a criança a ser amamentada, é aconselhávelprecaução na administração de besilato de atracrio a uma me que amamenta.

Condução de veículos e utilização de máquinas
devido às suas caractersticas, ao ser administrado besilato de atracrio fica-seimpossibilitado de conduzir ou utilizar máquinas.

3. COMO UTILIZAR BESILATO DE ATRACURIO APS

Utilizar Besilato de Atracurio APS sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico.
A dose habitual é:

Injecção em adultos:
Doses entre 0,3 e 0,6 mg/kg (dependendo da duração do bloqueio requerida) queproporcionam um relaxamento adequado durante 15 a 35 minutos.
A intubação endotraqueal pode estar completa geralmente 90 segundos após a injecção
I.V. de 0,5 a 0,6 mg/kg.

O bloqueio completo pode ser prolongado com doses suplementares de 0,1 a 0,2 mg/kgsem que se produza um aumento da acumulação do bloqueio neuromuscular. Arecuperação espontnea desde o final do bloqueio completo d-se em cerca de 35minutos. O bloqueio neuromuscular produzido pelo besilato de atracrio pode serrapidamente revertido através da administração de doses standard de agentesanticolinestersicos.

Perfusão em adultos:
após uma dose inicial de 0,3 a 0,6 mg/kg, o besilato de atracrio pode ser utilizado namanutenção do bloqueio neuromuscular durante procedimentos cirúrgicos prolongadosatravés da perfusão contínua a taxas de 0,3 a 0,6 mg/kg/h.
Pode ser administrado por perfusão durante a cirurgia de bypass cardiovascular nas taxasde perfusão recomendadas. A hipotermia induzida a uma temperatura corporal de 25é a
26C reduz a velocidade de inativação do besilato de atracrio, o que faz com que sepossa manter um bloqueio neuromuscular completo com aproximadamente metade davelocidade de perfusão original.

Pacientes da UCI:
após uma dose inicial por blus de 0,3 a 0,6 mg/kg, o besilato de atracrio pode serutilizado na manutenção do bloqueio neuromuscular através da perfusão contínua a taxasde 11 a 13 g/kg/min (0,65 ? 0,78 mg/kg/h). Existe uma ampla variabilidadeinterindividual em termos de dose requerida. Nalguns pacientes são necessárias taxas deperfusão desde 4,5 g/kg/min (0,27 mg/kg/h) a 29,5 g/kg/min (1,77 mg/kg/h).
A velocidade de recuperação espontnea do bloqueio neuromuscular depois de umaperfusão de besilato de atracrio em pacientes da UCI depende da duração da administração. Pode-se esperar uma recuperação espontnea numa média deaproximadamente 60 minutos.

Pediatria:
A dose para crianças com mais de 1 mês de idade é a mesma dos adultos com base nopeso corporal.
A tabela seguinte, fornecida pelo fabricante, indica as doses em função do peso corporal
(utilizando a solução Injetável de besilato de atracrio 10 mg/ml):

Peso corporal (kg)
Dose inicial 1 (ml)
Dose inicial 2 (ml)
10
0,4 ? 0,5
0,3 ? 0,4
20
0,8 ? 1,0
0,6 ? 0,8
30
1,2 ? 1,5
0,9 ? 1,2
40
1,6 ? 2,0
1,2 ? 1,6
50
2,0 ? 2,5
1,5 ? 2,0
60
2,4 ? 3,0
1,8 ? 2,4
70
2,8 ? 3,5
2,1 ? 2,8
80
3,2 ? 4,0
2,4 ? 3,2
90
3,6 ? 4,5
2,7 ? 3,6
100
4,0 ? 5,0
3,0 ? 4,0

110
4,4 ? 5,5
3,3 ? 4,4
120
4,8 ? 6,0
3,6 ? 4,8

Se utilizar mais Besilato de Atracurio APS do que deveria
É essencial manter a ventilação pulmonar e a oxigenação arterial até que volte a ter lugaruma respiração espontnea adequada.
Neste caso, ou no caso do doente ter uma recuperação muito lenta, pode-se administrarneostigmina associada é atropina, mantendo-se, se necessário, ventilação artificial.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, Besilato de Atracurio APS pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
O besilato de atracrio pode causar uma reação anafiltica, que se manifesta por umalibertação de histamina associada a um rash cutâneo, a uma hipotensão transitéria ou aum broncoespasmo.
Neste caso deve-se parar imediatamente a administração de besilato de atracrio,devendo dar-se assistência e alívio aos sintomas apresentados pelo doente.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico.

5. COMO CONSERVAR BESILATO DE ATRACURIO APS

Conservar as ampolas de besilato de atracrio na embalagem de origem (para proteger daluz).
Conservar no frigorfico (2C 8C).
Uma vez retirado do frigorfico e colocado temperatura ambiente (i.e., cerca de 25ºC), obesilato de atracrio deve ser utilizado no prazo máximo de 14 dias.
As ampolas abertas e parcialmente utilizadas devem ser rejeitadas.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Besilato de Atracurio APS após o prazo de validade impresso na embalagem,após "VAL:". O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6. Outras informações

Qual a composição de Besilato de Atracurio APS

A substância ativa é o besilato de atracrio.
Os outros componentes são o ácido benzenesulfúnico e a água para preparaçõesinjetáveis.

Cada ml de solução Injetável contém 10 mg de besilato de atracurio.

Fabricante :

Farma-APS, Produtos farmacêuticos, S.A.
Rua João de Deus, n 19
Venda Nova
2700-487 Amadora
Tel: 214967120
Fax: 214967129

Medicamentos do mesmo fabricante :

AmoxicilinaÁcido clavulanico aps, Atorvastatina aps, Cardiolite, Cisplatina, Finasterida aps, Gabapentina generis

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular