Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Avodart - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Dutasterida

Apresentação : Cápsulas moles

Indicação : O que é AVODART E para que é utilizado Avodart é utilizado no tratamento de homens com um aumento do volume da próstata (hiperplasia benigna da próstata) crescimento, não canceroso, da próstata, causado por excessiva produção da hormona dihidrotestosterona.

A substância ativa é dutasterida, pertencente ao grupo dos medicamentos denominados inibidores da 5a-redutase.

O crescimento da próstata pode levar a distúrbios urinários, tais como dificuldade na passagem da urina e necessidade mais frequente de esvaziar a bexiga. Pode também causar o fluxo urinário mais lento e menos forte. Sem tratamento, existe o risco de bloqueio completo do fluxo da urina (retenção urinária aguda). Esta situação requer tratamento médico imediato. Nalgumas situações necessária cirurgia para remover ou reduzir o volume da próstata. Avodart reduz a produção de dihidrotestosterona o que causa redução da próstata e alívio dos sintomas, reduzindo o risco de retenção urinária aguda e a necessidade de cirurgia.

Avodart também pode ser utilizado com outro medicamento denominado tansulosina (utilizado no tratamento dos sintomas do aumento do volume da próstata).

Antes de tomar AVODART
Não tome Avodart:

  • se tem alergia (hipersensibilidade) dutasterida ou a qualquer outro componente de Avodart.
  • se tem alergia a outros inibidores da 5-alfa redutase.
  • se tem doença grave do fígado.
  • Informe o seu médico se alguma destas situações se aplica a si.

    Este medicamento destina-se apenas a homens. Não pode ser tomado por mulheres, crianças ou adolescentes.

    Tome especial cuidado com Avodart

    -Certifique-se que o seu médico tem conhecimento de qualquer doença do fígado. Se teve qualquer doença que tenha afectado o seu fígado, poderá necessitar de exames adicionais enquanto toma Avodart.

    -Mulheres, crianças e adolescentes não devem manusear cápsulas danificadas de Avodart que libertem o seu conteúdo uma vez que a substância ativa pode ser absorvida pela pele. Em caso de qualquer contacto com a pele, a rea afectada Deverá ser imediatamente lavada com água e sabão.

    -Utilize o preservativo durante a relação sexual. A dutasterida foi detectada no sêmen de homens a tomar Avodart. Se a sua parceira estiver ou possa vir a estar grávida, deve evitar a sua exposição ao sêmen, uma vez que a dutasterida pode afectar o desenvolvimento normal de um beb masculino. A dutasterida demonstrou reduzir a contagem total de esperma, o volume do ejaculado e a mobilidade do esperma, o que pode reduzir a sua fertilidade.

    -Avodart pode afectar o teste sanguíneo do PSA (antignio específico da próstata) que é utilizado por vezes para detectar o cancro da próstata. O seu médico Deverá conhecer este efeito e poderá continuar a utilizar o teste para detectar o cancro da próstata. Se fizer o teste sanguíneo para o PSA, informe o seu médico que está a tomar Avodart.

    Contacte o seu médico ou farmacêutico se tiver alguma questáo sobre a utilização de Avodart.

    Ao tomar Avodart com outros medicamentos

    Informe o seu médico se estiver a tomar, ou tiver tomado recentemente, outros medicamentos. Estes incluem qualquer medicamento que tenha comprado sem receita médica.

    Alguns medicamentos podem reagir com Avodart e tornar mais provável a Ocorrência de efeitos secundários. Estes medicamentos incluem:

    -verapamil ou diltiazem (para o tratamento da hipertensão)

    -ritonavir ou indinavir (para a infecção por VIH)

    -itraconazol ou cetoconazol (para infecções fngicas)

    -nefazodona (um antidepressivo)

    Informe o seu médico se estiver a tomar algum destes medicamentos. A sua dose de Avodart poderá necessitar de ser reduzida.

    Ao tomar Avodart com alimentos e bebidas Avodart pode ser tomado com ou sem alimentos.

    Gravidez e aleitamento

    Mulheres grávidas (ou que possam vir a engravidar) não podem manusear cápsulas danificadas. A dutasterida é absorvida pela pele e poderá afectar o desenvolvimento normal de um beb masculino, particularmente durante as primeiras 16 semanas de gravidez.

    Utilize o preservativo durante a relação sexual. A dutasterida foi detectada no sêmen de homens a tomar Avodart. Se a sua parceira estiver ou possa vir a estar grávida, deve evitar a sua exposição ao seu sêmen.

    Avodart demonstrou reduzir a contagem total de esperma, o volume do ejaculado e a mobilidade do esperma, o que pode reduzir a fertilidade masculina.

    Contacte o seu médico para aconselhamento, caso uma mulher grávida tenha contactado com dutasterida.

    Condução de veículos e utilização de máquinas

    improvável que Avodart afecte a sua capacidade de conduzir ou utilizar máquinas.

    COMO TOMAR AVODART

    Tome Avodart sempre de acordo com as instruções do seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

    Dose que deve tomar

    -é a dose habitual é uma cápsula (0,5 mg) uma vez por dia. Engula as cápsulas inteiras com água. Não mastigue ou abra a cápsula. O contacto com o conteúdo das cápsulas poderá provocar irritação na boca ou garganta.

    -é avodart é um tratamento de longo prazo. Alguns homens poderão notar uma melhoria mais rápida dos seus sintomas, no entanto outros poderão necessitar de tomar Avodart durante 6 meses ou mais até que comece a fazer efeito. Continue a tomar Avodart durante o perãodo de tempo recomendado pelo seu médico.

    Se tomar mais Avodart do que deveria

    Contacte o seu médico ou farmacêutico para aconselhamento se tomar demasiadas cápsulas de Avodart.

    Caso se tenha esquecido de tomar Avodart

    Não tome cápsulas extra para compensar a dose em falta. Apenas tome a próxima dose hora habitual.

    Não pare de tomar Avodart sem aconselhamento

    Não pare de tomar Avodart sem falar primeiro com o seu médico. poderá demorar 6 meses ou mais para que observe algum efeito.

    Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

    Efeitos secundários AVODART

    Como todos os medicamentos, Avodart pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

    reação alérgica muito rara

    Os sinais de reações alérgicas incluem:

    -erupção cutânea (com possível prurido)

    -urticária (como uma erupção cutânea irritante)

    -inchao das Pólpebras, face, lbios, braos ou pernas.

    Contacte imediatamente o seu médico se tiver algum destes sintomas, e pare de tomar Avodart.

    Efeitos secundários frequentes

    Estes podem afectar até 1 em 10 homens a tomar Avodart:

  • impotncia (incapacidade de obter ou manter uma erecção)
  • desejo sexual (libido) diminuído dificuldade na ejaculação
  • aumento do volume mamrio ou dor (ginecomastia)
  • tonturas quando tomado com tansulosina.
  • É coMO CONSERVAR AVODART

    Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não conserve Avodart acima de 30ºC.

    Não utilize Avodart após o prazo de validade impresso na embalagem exterior ou no blister. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

    Se tiver alguma cápsula de Avodart que já não irá utilizar, não a deite na canalização ou no lixo doméstico. Devolva-as ao seu farmacêutico, que as eliminar de forma a não agredir o ambiente.

    6.é outras informações
    Qual a composição de Avodart

    A substância ativa é dutasterida. Cada cápsula mole contém 0,5 mg de dutasterida. Os outros componentes são:

    Conteúdo da cápsula: mono- e diglicridos de ácido caprlico/cprico, butil-hidroxitolueno (E321).

    Cápsula: gelatina, glicerol, dióxido de titânio (E171), xido de ferro amarelo (E172) triglicridos (de cadeia média) e lecitina.

    Tinta de impressão: xido de ferro vermelho (E172) como corante, acetoftalato de polivinilo, propilenoglicol e macrogol.

    Qual o aspecto de Avodart e conteúdo da embalagem

    As cápsulas moles de Avodart são oblongas, opacas, amarelas, de gelatina mole, impressas com GX CE2 de um dos lados, a tinta vermelha, e são acondicionadas em embalagens de 10, 30, 50, 60 e 90 cápsulas, embora nem todas as dimenses de embalagem possam estar disponíveis.

    Fabricante :Glaxo Wellcome farmacêutica, Lda. Rua Dr. Antônio Loureiro Borges, 3 Arquiparque Miraflores 1495-131 Algés

    Fabricante :

    Catalent France Beinheim S.A. 74 rue Principale F-67930 Beinheim Frana

    Este medicamento está autorizado nos Estados Membros do Espao Econmico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:

    Avodart Alemanha, ustria, Blgica, Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, estánia, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islndia, Itlia, Letnia, Lituínia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polnia, Portugal, Reino Unido, RePóblica Checa, Sucia Avidart Espanha


    Advertências :

    Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

    Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

    Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

    Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

    Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

    O ministério da saúde adverte:

    A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

    Como descartar os medicamentos :

    Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

    Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

    Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

    Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

    Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

    As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

    Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

    Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

    No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

    Mantenha-o longe do alcance de crianças.

    Manuseie-o com as mãos limpas.

    Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

    O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

    Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

    Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

    Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

    Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.