Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Asmapen - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Aminofilina.

Apresentação :

Comprimido 100 mg: embalagens com 20 e 500* comprimidos.
Comprimido 200 mg: embalagens com 20 e 500* comprimidos.
Solução lnjetível 24mg/ml: embalagem contendo 50* ampolas com 10 ml.
*Embalagem hospitalar.

Indicação : Doenças caracterizadas por broncoespasmos, particularmente asma brônquica
ou o broncoespasmo associado a bronquite crônica e enfisema. Respiração de
Cheyne-Stokes.

Efeito Colateral :

cefaleia, excitação, taquicardia e insônia. Outras reações inclusive de sobredosagem: extrassstoles, flushing, falência respiratéria, arritmia ventricular, taquipnia, albuminária, microhematéria, potenciação da diurese, convulsões e coma.

Fórmula :

Cada comprimido contém:
Aminofilina ....................100 ou 200 mg
Excipientes q.s.p.................... 1 comprimido
(celulose microcristalina, glicolato amido sódico, dióxido de silício, chocolate em Pó
e estearato de magnésio).
Cada ampola de 10 ml contém:
Aminofilina....................240 mg
veículos q.s.p.................... 10 ml
(diluente, água para injeção).

Contra indicação :

O Asmapen É contraindicado em pacientes com gastrite ativa, úlcera péptica ativa ou história de úlcera péptica. Hipersensibilidade conhecida é aminofilina, teofilina ou a qualquer componente da fórmula.

Modo de Usar :

A posologia deve ser determinada de acordo com a severidade da doença, a idade, a existância de outras afecções e a resposta do paciente.
Uso Adulto
Para o tratamento das formas agudas da asma brônquica: 1 a 2 ampolas (240 - 480 mg) uma ou duas vezes ao dia, por injeção Intravenosa (IV) lenta (5 - 10 minutos). A injeção intramuscular , em geral, dolorosa, e essa via de
Administração só deve ser considerada se absolutamente necessária (nesse caso, as injeções devem ser profundas). Em razo da grande variação do metabolismo da aminofilina, a dose deve ser individualizada em função do peso
do paciente e das eventuais reações adversas. Riscos mínimos de toxicidade são obtidos com níveis séricos entre 10 a 20 mcg/ml. níveis séricos acima de 20 mcg/ml produzem efeitos txicos. Os níveis de aminofilina devem ser
monitorados bem como é aconselhável a monitoração cardíaca contínua. a administração deve ser suspensa, temporariamente, caso apaream sinais de intoxicação pela teofilina.
Para tratamento prolongado da asma brônquica e do broncoespasmo (associado com bronquite crônica e enfisema): 1 a 2 comprimidos de 100 mg ou 1 comprimido de 200 mg, 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições.
Uso pediátrico
Especial cuidado deve ser tomado com o emprego do Asmapen por via oral ou intravenosa em pediatria. Não recomendada a administração do Asmapen em crianças com até 06 meses de vida. As doses terapêuticas são, muitas vezes, próximas das doses tóxicas. O ideal seria acertar a dose total pelos níveis séricos da teofilina. Vrias outras drogas podem interferir com o metabolismo da aminofilina, e a administração concomitante do Asmapen e outros medicamentos deve ser sempre avaliada.
Administração por via oral, de 6/6 horas (4 vezes ao dia):
- Crianças de 06 meses a 1 ano de idade: dose total diária (mg/kg de peso/dia) = 0,3 x (idade em semanas) + 8.
- Crianças de 1 a 12 anos: 6 mg/kg de peso/dose (dose total diária = 24 mg/kg de peso).
- Crianças entre 12 e16 anos: 5 mg/kg de peso/dose (dose total diária = 20 mg/kg de peso).
- Acima de 16 anos: 4 mg/kg de peso/dose (dose total diária - 16 mg/kg de peso).
Administração intravenosa
Em Apnia Neonatal
- Dose de Ataque:
De 2,5 a 5 mg/kg de peso, administrados em infusão intravenosa ao longo de 20 minutos.
- Dose de Manutenção:
De 1 a 1,5 mg/kg de peso, administrados em infusão intravenosa durante perãodo de 30 minutos, com intervalos de 12 horas, até atingir a concentração sérica terapêutica desejada de teofilina.
Antes da administração, inspecionar as ampolas de Asmapen. Ampola com cristais ou com coloração devem ser descartadas.

Superdosagem :

Não existe antídoto específico. O quadro manifestado pela superdose grave e o tratamento é sintomático e de suporte, procedido em meio hospitalar. Para controlar os sintomas txicos em caso de excesso posológico por via oral, interromper o medicamento.
Lavagem gástrica ou medicação emática podem serteis. Evite administrar drogas simpatomimáticas. Utilize fluidos intravenosos, oxignio e outras medidas de apoio para prevenir a hipotensão e controlar a desidratação. O estémulo do Sistema Nervoso Central (SNC) pode responder a barbitúricos de curta ação. Controle dos níveis séricos até que fiquem inferiores a 20 mcg/ml.

Fabricante :

Fabricante : Neo Química Comércio e Indústria Ltda.

Rua Rangel Pestana, 1171 - Sapiranga,
Fortaleza, CE - CEP: 60833-012

Medicamentos do mesmo fabricante :

Asmapen, Ateneo, Atenoric, Boldopeptan, Bontoss, Butazil, Digesprid, Doralgina, Doxiciclina, Ductopan, Estomagel, Eucaliptol, Ferrotonico b12, Fungimax, Gerivix, Glipizida, Gonol, Histamin, Ibufran, Magnostase, Massageol, Metformina, Mucocistein, Neoflogin, Neossolvan, Neosulida, Neotoss, Neotrin, Neovermin, Nifedipina, Ouvidonal, Quadrilon, Resfry, Rifamp, Sulfiram, Ulcinax, Verapamil



Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.