Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Andolba - Bula

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo: Benzocaína - Mentol - Cloreto de Benzetônio - benzoxiquina.

Apresentação: AEROSSOL. EMBALAGEM CONTENDO 1 TUBO COM 43 g.

COMPOSIÇÃO:

Cada g da solução concentrada contém:

benzoxiquina .........................................................12,00 mg
mentol ................................................................... 5,00 mg
cloreto de benzetônio .............................................1,00 mg
benzocaína .......................................................... 45,00 mg
Veículo q.s.p. .........................................................1,00 g

Cada tubo de 43 g contém:

Solução concentrada ............................................... 26 g
Propelente inerte (butano) ....................................... 17 g
TOTAL ................................................................... 43 g

Componentes inativos: Óleo de soja refinado, óleo de mamona, metilparabeno, álcool isopropílico. Propelente inerte: Butano.

Indicação:

 

Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) contém como componentes um anti-séptico, um antipruriginoso e um anestésico tópico. É indicado para alívio da dor e da coceira, principalmente nos casos de queimaduras solares, pequenos ferimentos na pele, abrasões, picadas de insetos, queimaduras leves, no pós-episiotomia e hemorroidectomia e também na prevenção de infecções em pequenos ferimentos da pele, arranhaduras e pequenas queimaduras. Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) tem ação rápida e proporciona uma sensação refrescante e agradável. Informe ao médico caso os sintomas persistam ou ocorrerem reações desagradáveis durante o uso do produto. Tal como é aconselhável com todos os medicamentos, se você estiver grávida ou amamentando, procure orientação médica antes de usar este produto.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO

Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
PRAZO DE VALIDADE

Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade do Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.

NÃO USE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

CUIDADOS E Precauções

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO

Informe ao seu médico a Ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médicose está amamentando.

CUIDADOS DE Administração

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Após aplicação do produto, aguardar sua total absorção pela pele para evitar manchas em roupas.

INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico, somente o médico poderá avaliar a eficácia da terapia. A interrupção do tratamento pode ocasionar a não obtenção dos resultados esperados.

REAÇÕES ADVERSAS

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

CONTRA-IndicaçõesE PRECAUÇÕES

CONTEÚDO SOB PRESSÃO. INFLAMÁVEL. O VASILHAME MESMO VAZIO, NÃO DEVE SER PERFURADO. NÃO USE EM LUGAR QUENTE, PRÓXIMO A CHAMAS OU EXPOSTO AO SOL. NUNCA COLOQUE A EMBALAGEMNO FOGO OU INCINERADOR.

Evite inalar. Proteja os olhos durante a aplicação. Não ingerir.

O uso deste medicamento é contra indicado em casos de hipersensibilidade conhecida a Benzocaína, Mentol, Cloreto de Benzetônio, Benzoxiquina e/ou aos demais componentes da formulação. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) destina-se ao uso tópico, devido suas propriedades anti-séptica, antipruriginosa e anestésica. Pode, inclusive, ser indicado na pós episiotomia e hemorroidectomia. Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) contém em sua composição, a benzoxiquina, o cloreto de benzetônio, o mentol e a benzocaína. A benzoxiquina (benzoato de 8-hidroxiquinolina). é um anti-séptico tópico. O cloreto de benzetônio é um sal de amônio quaternário com propriedades anti-sépticas. O mentol é um antipruriginoso tópico cujas propriedades incluem também um leve efeito anestésico. Aplicado sobre a pele, dilata os vasos sanguíneos superficiais, proporcionando uma sensação de frescor. A benzocaína é um anestésico local tópico para uso na pele ou mucosa. quimicamente é um éster derivado do PABA. É fracamente solúvel em água e consequentemente é lentamente absorvida, desta maneira permanece no local aplicado por um longo período de tempo, produzindo uma ação anestésica prolongada. Seu uso local é indicado em associação com anti-sépticos.

INDICAÇÕES

Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) é indicado como anti-séptico, antipruriginoso e anestésico tópico, para o alívio rápido e temporário das dores e pruridos da pele consequentes às queimaduras solares, pequenos ferimentos, picadas de inseto, abrasão, queimaduras leves, nos pós episiotomia e hemorroidectomia. Andolba (benzocaína, mentol, cloreto de benzetônio e benzoxiquina) também pode ser indicado na prevenção em pequenos ferimentos, queimaduras leves e arranhaduras.

CONTRA-INDICAÇÕES

O USO DESTE MEDICAMENTO É CONTRA INDICADO EM CASOS DE hIPERSENSIBILIDADE CONhECIDA A BEZOCAíNA, MENTOL, CLORETO DE BENZETôNIO, BEZOZIQUINA E/OU AOS DEMAIS COMPONENTES DA FORMULAÇÃO. HIPERSENSIBILIDADE AO PABA E SEUS DERIVADOS DEVIDO A POSSIBILIDADE CRUzADA. ANDOLBA (BENzOCAíNA, MENTOL, CLORETO DE BENZETÔNIO E BENZOXIQUINA) NÃO DEVE SER USADO EM ÁREAS DE PELE LESADA OU INFECTADA, EM FERIDAS ABERTAS OU EM QUEIMADURAS GRAVES.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS

NÃO UTILIZAR O PRODUTO POR TEMPO PROLONGADO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA. CASO OS SINTOMAS PERSISTIREM POR MAIS DE 7 DIAS OU hOUVER PIORA, INCLUSIVE SE A REGIÃO FICAR AVERMELhADA OUIRRITADA, DESCONTINUAR O USO DO PRODUTO E CONSULTAR UM MÉDICO. NÃO APLICAR ANDOLBA (BENZOCAÍNA, MENTOL, CLORETO DE BENZETÔNIO E BENZOXIQUINA) NOS OLHOS, NOS OUVIDOS, NASNARINAS, NA BOCA OU NA GARGANTA. NÃO DEVE SER INALADO.

REAÇÕES ADVERSAS

HIPERSENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DA FÓRMULA.

POSOLOGIA E MODO DE USAR

USO ADULTO E CRIANÇAS MAIORES DE 12 ANOS. USO TÓPICO EXTERNO, sob a forma de aerossol.

Limpar a região afetada usando sabão neutro e água abundante. Enxugar com uma toalha seca e limpa ou gaze apropriada. Segurar o tubo de 15 a 30 cm de distância, apontando para a região afetada e acionar a válvula por alguns segundos. Aplicar 3 ou 4 vezes ao dia. Deve ser aplicado diretamente nas áreas afetadas. Para aplicar no rosto, coloque uma quantidade na palma das mãos e espalhe no local afetado.

Precauções e advertências quanto a administração.

Evite inalar. Proteja os olhos durante a aplicação. Não ingerir. A dose e frequência podem ser aumentadas exclusivamente sob supervisão médica e de acordo com as necessidades do paciente.

Precauções de armazenagem

Conteúdo sob pressão. Inflamável. O vasilhame mesmo vazio, não deve ser perfurado. Não use em lugar quente, próximo a chamas ou exposto ao sol. Nunca coloque a embalagem no fogo ou incinerador.

Superdosagem:

EM CASOS DE SOBREDOSAGEM POR INGESTÃO ACIDENTAL OU INALAçÃO EXCESSIVA, PROCURE IMEDIATAMENTE ORIENTAçÃO MÉDICA.

VENDA SEM RECEITUÁRIO MÉDICO.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR.AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁSER CONSULTADO.

Nº do lote, prazo de validade e data de fabricação: VIDE CARTUCHO

MS - 1.0043.0692

Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258

Fabricante:

EUROFARMA LABORATÓRIOS LTDA.
Av. Ver. José Diniz, 3.465
São Paulo – SP
SAC 0800-704-3876
euroatende@eurofarma.com.br
CNPJ: 61.190.096/0001-92
Indústria Brasileira

Medicamentos do mesmo fabricante:

Acetilcisteina, Aciclovir, Aires, Algiprofen, Amoxicilina, Amplacilina, Anastrozol, Andolba, Anginorub, Benzetaci, Bromazepam, Calfolin, Cefadroxil, Cefalexina, Cefazol, Cefotax, Ceftazidima, Cetoprofeno, Ciprocin, Cisplatex, Citab, Citavir, Closecs, Debei, Dexalgen, Digestbem, Diupress, Diurisa, Doxina, Equitam, Etopos, Fisiofer, Flusan, Fluxene, Helmiben, Hiperex, Inotam, Lamivudina, Lento C, Locoid, Lorium, Mantidan, Mecacin, Mepraz, Micotrizol, Minilax, Mucodestrol, Mud, Nistatina, Norelbin, Omnic 04, Paclitax, Paracetamol, Pipurol, Pondera, Proflan Comprimidos, Proflan Creme, Rubina, Selene, Siludrox, Simeco Plus, Stimulance Multi Fiber, Subitan, Superhist, Vagitrene, Vagivit, Vasativ, Wycillin, Zart 50 mg, Zart H, Zart, Zidix, Zina 5 mg, Zina,

Advertências:

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos:

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma:

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.