Bulário Brasil

Amidalin - Bula do Medicamento

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Amidalin - benzocaína tirotricina

Pastilhas de 5 mg + 1,035 mg. Embalagem contendo 20 ou 100 pastilhas nos sabores laranja, mel e limão, cereja, menta ou framboesa.

USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 8 ANOS

Cada pastilha contém:

benzocaína ............................................................ 5 mg

tirotricina ......................................................... 1,035 mg

excipientes q.s.p. ............................................ 1 pastilha (ciclamato de sódio, sacarina sódica, talco, estearato de magnésio, povidona, sacarose, essências e corantes).
Leia atentamente este texto antes de começar a tomar o medicamento, ele informa sobre as propriedades deste medicamento. Se persistirem dúvidas ou estiver inseguro fale com seu médico. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome do rótulo e não administre caso haja sinais de violação e/ou danos na embalagem.

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Como auxiliar no tratamento de amidalite, faringite, laringite, gengivite, estomatite e afta.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O Amidalin é composto por um antibiótico de ação local (tirotricina) e um anestésico de superfície (benzocaína).

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Durante o tratamento com Amidalin recomenda-se evitar a ingestão de bebida alcoólica. Este produto está contra-indicado em pacientes com alergias aos componentes da sua fórmula. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

O uso prolongado poderá desenvolver resistência a alguns microorganismos. Idosos: Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes idosos.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Interações medicamentosas:

Até o momento não foram relatadas interações do produto com outros fármacos e/ou medicamentos.

Apresentação

Composição

II. INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

As pastilhas de Amidalin devem ser mantidas em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15oC – 30oC). Proteger da umidade. Amidalin apresenta prazo de validade de 24 meses, a partir da data de sua fabricação.

de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas:

Amidalin laranja- pastilha circular, de coloração alaranjada, biplanar, com ambas as faces lisas e bordas chanfradas. Amidalin mel e limão- pastilha circular, de coloração levemente marrom, biplanar, com ambas as faces lisas e bordas chanfradas. Amidalin cereja- pastilha circular, de coloração heterogênea rosa com pontos vermelhos, biplanar, com ambas as faces lisas e bordas chanfradas. Amidalin menta- pastilha circular, de coloração verde, biplanar, com ambas as faces lisas e bordas chanfradas. Amidalin framboesa- pastilha circular, de coloração roxa claro, biplanar, com ambas as faces lisas e bordas chanfradas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Caso ele esteja no prazo de validade e você observa alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Adultos:

Deixar dissolver a pastilha na boca, de acordo com as necessidades ou segundo critério médico. Sugerimos 1 pastilha a cada hora, não deixando exceder a 10 pastilhas ao dia. As pastilhas não devem ser mastigadas, deixar dissolver lentamente. Crianças acima de 8 anos: Sugerimos 1 pastilha a cada hora, não deixando exceder a 5 pastilhas ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Raramente pode originar fenômeno de hipersensibilidade, que desaparece logo com a suspensão do medicamento. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Em eventual superdose, imediatamente suspenda a medicação e procure assistência médica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Reg. M.S.: 1.0047.0009
Farm. Resp.: Luciana A. Perez Bonilha CRF-PR no. 16.006

Amidalin. Embalagem contendo 20 ou 100 pastilhas. Fabricado por: Sandoz do Brasil Indústria Farmacêutica Ltda. Rod. Celso Garcia Cid (PR-445), km 87
Cambe - PR CNPJ: 61.286.647/0001-16 Indústria Brasileira

Amidalin. Embalagem contendo 100 pastilhas.

Laboratório

Sandoz do Brasil Indústrias Farmacêutica Ltda.
Rua Paraná, 445 - Jardim do Café
86183-600 - Cambe - PR
Telefones:
Cambé - PR +55 43 3174-8000
São Paulo - SP +55 11 5532-7122
SAC 0800 400 91 92 - sac.sandoz@sandoz.com

Medicamentos do mesmo fabricante :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualuqer medicamento.
Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para vecê e não deve sser dado a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial, mesmo que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.
O ministério da saúde adverte: a auto-medicação pode fazer mal à sua saúde.
Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária. Trata-se de um registro histórico deste medicamento.
Este texto não pode substituir a leitura da bula que acompanha o medicamento.
Os medicamentos podem mudar suas formulações, recomendações e alertas.
Apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão do medicamento comercializada.
Todas as bulas constantes no site portal são meramente informativas.
Lembre-se, a informação é o melhor remédio