Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Alfuzosina - Teva

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : cloridrato de alfuzosina

Este fármaco pertence a um grupo de medicamentos denominado alfa-bloqueadores.
Indicação : Este é usado para tratar sintomas moderados a graves causados por um aumento daglndula prostatica, uma condição que é também denominada de hiperplasia benigna daprostata. O aumento da glandula prostática pode causar problemas urinários como micçãodificultada e frequente.

2.ANTES DE TOMAR ALFUZOSINA TEVA

Não tome Alfuzosina Teva:
- se tem alergia (hipersensibilidade) é alfuzosina, outra quinazolina (por exemploterazosina, doxazosina) ou a qualquer outro componente de Alfuzosina Teva.
- se sofre de condições que causem descida marcada da pressão sanguínea quando naposição de Pó.
- se tem insuficiência hepática (problemas na função hepática).

Tome especial cuidado com Alfuzosina Teva:
- se tem problemas renais graves.

- se toma outros medicamentos para tratar a pressão arterial elevada. Neste caso, o seu médico irá analisar a sua pressão arterial regularmente, especialmente no inicio dotratamento.
- se verificar uma descida brusca da pressão arterial quando está de Pó, manifestada portonturas, fraqueza ou suores dentro de algumas horas após ter tomado Alfuzosina Teva.
Se verificou uma descida na pressão arterial, deve deitar-se com as pernas e Pós no ar atéque os sintomas tenham desaparecido. Geralmente, estes efeitos duram apenas um curtoespao de tempo e ocorrem no inicio do tratamento. Normalmente Não é necessáriointerromper o tratamento.
- se no passado já teve episódios de diminuição marcada da pressão arterial após tomaroutro medicamento pertencente ao grupo dos alfa-bloqueadores. Neste caso o seu médicoiniciaré o tratamento com alfuzosina em doses baixas e irá gradualmente aumentando adose.
- se sofre de insuficiência cardiaca aguda.
- se sofre de dor no peito (angina) e está a ser tratado com nitratos pois estes podemaumentar o risco de diminuição da pressão arterial. Deve discutir com o seu médicoquando continuar ou parar o tratamento com Alfuzosina Teva, especialmente se houverrecorrencia ou agravamento da dor no peito.
- se prev fazer uma cirurgia oftalmica devido a cataratas (lente enevoada) informe porfavor, antes da operação, o seu especialista de olhos que está a tomar ou que tomouanteriormente Alfuzosina Teva. Isto porque Alfuzosina Teva pode causar complicaçõesdurante a cirurgia, que podem ser devidamente geridas se o seu especialista estiverpreviamente preparado.

Tomar Alfuzosina Teva com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Alfuzosina Teva pode interferir com alguns medicamentos. Estes incluem:
- Cetoconozol e itraconazol (medicamentos usados no tratamento de infecções fungicas)e ritonavir (medicamento usado no tratamento do HIV)
- Outros medicamentos que pertencem ao grupo dos alfa-bloqueadores
- Certos fármacos antibióticos (claritromicina, eritromicina)
- Medicamentos administrados antes de uma operação (anestásicos gerais). A sua pressãoarterial pode diminuir marcadamente. Se tem que ser submetido a uma operação, porfavor informe o seu médico que está a tomar Alfuzosina Teva.

Tomar Alfuzosina Teva com alimentos e bebidas
O comprimido pode ser tomado com ou sem alimentos

Gravidez e aleitamentoAlfuzosina Teva destina-se somente ao homem.

Condução de veículos e utilização de máquinas
No inicio do tratamento com Alfuzosina Teva pode sentir vertigens, tonturas oufraqueza. Não conduza, opere máquinas ou execute tarefas perigosas até saber como que o seu corpo responde ao tratamento..

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Alfuzosina Teva
Este medicamento contém lactose mono-hidratada. Se foi informado pelo seu médico quetem intolerância a alguns açucares, contacte o seu médico antes de tomar estemedicamento.

3.COMO TOMAR ALFUZOSINA TEVA

Tomar Alfuzosina Teva sempre de acordo com as Indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Posologia
A dose habitual é um comprimido duas vezes ao dia tomado de manhã e à noite. Engula ocomprimido inteiro com uma quantidade suficiente de líquido. Não partir, mastigar oudividir os comprimidos.
A posologia pode ser modificada em indivíduos idosos ou em doentes em tratamentoanti-hipertensivo ou com insuficiência hepática.

Se tomar mais Alfuzosina Teva do que deveria
Se tomar uma grande quantidade de Alfuzosina Teva a sua pressão arterial pode diminuirbruscamente podendo sentir tonturas ou mesmo desmaiar. Se comear a sentir-se tonto,sente-se ou deite-se até se sentir melhor. Se os sintomas não desaparecerem, ligue ao seu médico pois a diminuição da pressão arterial pode ter que ser tratada no hospital.

Caso se tenha esquecido de tomar Alfuzosina Teva
Não tome uma dose dobrada para compensar um comprimido que se esqueceu de tomar,pois isto pode causar uma sbita diminuição da pressão arterial, especialmente se está atomar medicamentos que diminuam a pressão arterial. Tome o próximo comprimidocomo recomendado.

Se parar de tomar Alfuzosina Teva
Não deve interromper ou parar de tomar Alfuzosina Teva sem falar previamente com oseu médico. Se quiser parar o tratamento ou caso ainda tenha dúvidas sobre a utilizaçãodeste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

4.Efeitos secundários possíveis

Como os demais medicamentos, Alfuzosina Teva pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Frequentes (mais do que 1 em 100 e menos do que 1 em 10 doentes tratados):
Tonturas, vertigens, dor de cabeça
Queda da pressão arterial na passagem da posição de deitado para de Pó (especialmentequando se inicia o tratamento com uma dose alta e quando o tratamento retomado)

Problemas digestivos como nauseas, dor de estômago, diarreia, boca seca
Sensação de fraqueza e debilidade (sensação de doença)

Pouco frequentes (mais do que 1 em 1000 e menos do que 1 em 100 doentes tratados):
sonolência
distúrbios visuais
Aumento da frequência cardíaca, palpitações (o coração bate mais rapidamente do que onormal e perceptivel), sncope
Rinite
Problemas de pele como rash cutâneo ou comicháo, prurido e urticária
Vermelhidão da face, edema, dor no peito

Muito raro (menos do que 1 em 10000 doentes tratados):
Agravamento ou recorrência de dor no peito (angina de peito)
Edema de Quinckle (inchao da face, lbios, lingua e/ou garganta)

5.COMO CONSERVAR ALFUZOSINA TEVA

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Alfuzosina Teva após o prazo de validade impresso no blister ou embalagem exterior.
Manter o blister dentro da embalagem exterior para proteger da luz.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

6.Outras informações

Qual a composição de Alfuzosina Teva
um comprimido de libertação prolongadacontém 5 mg de cloridrato de alfuzosina.

- Os outros componentes são lactose mono-hidratada, hipromelose (E464), povidona K25e estearato de magnésio.

Qual o aspecto de Alfuzosina Teva e conteúdo da embalagem
Alfuzosina Teva é um comprimido de libertação prolongada branco, redondoacondicionado em blister (PVC/PVDC/Alu).

Embalagem de 28, 30, 50, 56 e 60 comprimidos. É possível que não sejamcomercializadas todas as Apresentações.

Fabricante :

Teva Pharma Produtos farmacêuticos Ltda.

5 Basel St. Petach Tikva
49131, Israel

Tel: +972-3-9267267
Fax: +972-3-9234050

Medicamentos do mesmo fabricante :

Alfuzosina-teva, Amoxicilina-acido-clavulanico-teva, Anastrozol-teva-anastrozol, Cabergolina, Calcitriol, Cetirizina-teva, Enalapril-hidroclorotiazida-teva, Escitalopram-teva, Fludarabina-teva, Fosinopril-hidroclorotiazida, Fosinopril-teva-20, Fosinopril, Gliclazida-teva, Glimepirida-teva, Levodopa-benserazida, Levodopa, Levodopa, Quinapril-teva


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular