Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Alcachofrax

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : Extrato Seco de Alcachofra

Classe Terapêutica: Medicamento Fitoterápico

Apresentação :

Embalagem contendo 100 comprimidos

Comprimido - Cartucho com frasco x 100 unidades

Indicação : Alcachofrax é indicado como estimulante da digestão (colagogo e colerético), na redução do colesterol e triglicerídeos.

A Alcachofra (Cynara scolymus L.) possui propriedades medicinais protetoras do fígado, mas também pode ser usada para emagrecer, devido ao seu alto teor de fibras alimentares, o consumo diário da alcachofra ajuda no emagrecimento.

Fórmula :

Cada comprimido contém:

Extrato Seco de Alcachofra ..... 335 mg
Excipiente ..... Amido
Excipiente ..... Lactose
Excipiente ..... Carbonato de Cálcio
Excipiente ..... Polivinilpirroldona
Excipiente ..... Estearato de magnésio
Excipiente ..... Ácido esteárico
Excipiente ..... Eudragit
Excipiente ..... Cera de Carnaúba

INFORMAÇÕES CONTIDAS EM SUA BULA

Nomenclatura e parte da planta utilizada: Alcachofra - Cynara scolymus L. - Compositae - folhas

Via oral - Uso adulto

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

Ação do medicamento:

Alcachofrax é o comprimido obtido das folhas de alcachofra e contém 335mg de extrato seco, equivalente a 2,1% ou 7mg de derivados cafeoilquínicos em ácido clorogênico (marcador), que é um estimulante da digestão, tendo ação colagoga (promove o fluxo de bile para o intestino) e colerética (estimula o figado a aumentar a produção de bile), e hipocolesterolemiante (colesterol e triglicerídeos).

As folhas da alcachofra constituem medicação clássica nas disfunções digestivas, facilitam a digestão e inibem o fator espasmódico, normalizam o ritmo das necessidades fisiológicas, regularizando as funções intestinais. O efeito ocorre, em média, 4 semanas após o início do tratamento, dependendo da sensibilidade individual.

Indicações do medicamento:

Alcachofrax é indicado como estimulante da digestão (colagogo e colerético), na redução do colesterol e triglicerídeos.

Riscos do medicamento:

Alcachofrax é contra indicado em pacientes hipersensíveis aos ácidos clorogênicos (cinarina), e na obstrução da vesícula biliar. Em casos de cálculos biliares, o produto deve ser utilizado apenas após consulta médica.

Interação Medicamentosa :

A interação com medicamentos não foi considerada nos estudos realizados.

Não deve ser utilizado durante a lactação e por crianças ou por pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.

Este medicamento não deve ser utilizado por via de Administração não recomendada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista [Categoria C].

Este medicamento é contra indicado na faixa etária menor de 12 anos.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de uso:

Alcachofrax apresenta-se em comprimidos circulares, levemente biconvexos, envernizados e polidos, de coloração castanho esverdeado escuro. A posologia foi estabelecida em 2 comprimidos, 3 vezes ao dia.

Os comprimidos devem ser ingeridos por via oral.

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Reações adversas:

Ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas.

Conduta em caso de superdosagem:

Ainda não são conhecidos os sintomas de superdosagem do produto Alcachofrax .

Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente.

Cuidados de conservação e uso:

Alcachofrax deve ser guardado em sua embalagem original à temperatura ambiente [15 a 30ºC].

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE:

Características Farmacológicas:

Farmacodinâmica:

Os ácidos clorogênicos são os princípios ativos contidos nas folhas de Cynara scolymus (Alcachofra), atuam aumentando a secreção e o fluxo biliar e favorecendo a eliminação do colesterol, ajudando a regularizar as funções digestivas.

Sabe-se que as folhas da alcachofra têm efeitos coleréticos. Resultados de vários estudos durante a última década mostram que ela induz a redução do colesterol e dos níveis de lipídeos no sangue. O benefício terapêutico do extrato de alcachofra é baseado numa relação de efeitos.

Aumento da colerese: o extrato de alcachofra aumenta especificamente a colerese. O efeito colerético começa quase imediatamente, atinge o pico em 1/2 hora e decai depois de uma hora. O aumento da secreção biliar particularmente aumenta a digestão de gorduras.

Normalização dos níveis de colesterol e triglicerídeos pelo aumento da eliminação colerética e influência da biossíntese do colesterol: o extrato da alcachofra é usado para tratar hipercolesterolemia - aumenta a habilidade do plasma sanguíneo em captar colesterol da solução - níveis patológicos de colesterol podem baixar a valores normais.

Farmacocinética:

O extrato das folhas de Cynara scolymus L. é um composto complexo. Sendo assim as investigações farmacocinéticas são difíceis e dados são principalmente disponíveis para cinarina que por muito tempo foi considerada a principal substância.

Administrando cinarina por via endovenosa em camundongos demonstrou uma meia-vida plasmática muito curta de aproximadamente 11 minutos. Depois de 24 horas, cerca de 40% da cinarina não modificada é excretada na urina e nenhum metabólito foi encontrado. Considerando o padrão da ação clínica, é esperado uma distribuição em outros compartimentos e a excreção através das fezes.

Resultados de eficácia:

Até o momento não foram encontrados dados de porcentagem de cura ou prevenção do produto.

Indicação : Alcachofrax é indicado como estimulante da digestão (colagogo e colerético), na redução do colesterol e triglicerídeos.

Contra indicação :

Alcachofrax é contra indicado em pacientes hipersensíveis aos ácidos clorogênicos (cinarina), e na obstrução da vesícula biliar.

Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto

Os comprimidos devem ser ingeridos por via oral.

Alcachofrax deve ser guardado em sua embalagem origina, à temperatura ambiente [15 a 30ºC].

Modo de Usar :

A posologia foi estabelecida em 2 comprimidos, 3 vezes ao dia.

Advertências:

Em casos de cálculos biliares, o produto deve ser utilizado apenas após consulta médica.

Não deve ser utilizado durante a lactação e por crianças ou por pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Este medicamento só deve ser utilizado por via oral.

Uso em pacientes idosos, crianças e outros grupos de risco
Alcachofrax é bem tolerado por pacientes idosos e nas doses terapêuticas descritas na posologia, ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas ou efeitos colaterais relevantes.

Não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação e para crianças ou para pacientes com hipersensibilidade à droga ou a seus componentes.

Interação Medicamentosa :

A interação com medicamentos não foi considerada nos estudos realizados.

Reações adversas

Ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas.

Superdose:

Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente.

M.S. 1.0066.3378.006-1
Farm. Resp.: T. Fujii - CRF-SC Nº 947

Fabricante ;

Laboratório Catarinense S.A.

Rua Dr. João Colin, 1053
89204-001 - Joinville - SC
CNPJ 84.684.620/0001-87
Indústria Brasileira
SAC 0800-474222s

Medicamentos do mesmo fabricante :

Água Boricada, Água Inglesa, Água Oxigenada Catarinense, Alcachofrax, Bicabornato de Sódio Catarinense, Camomila Composta Catarinense, Canfora Sintética Catarinense, Cartamus 100 Catarinense, Catuama, Ginkoba, Ginkobil, Ginkomed, Óleo de Amendoas Catarinense, Óleo de Peixe Catarinense, Sal Amargo Catarinense.

Armazenagem:

Alcachofrax deve ser guardado em sua embalagem original à temperatura ambiente [15 a 30ºC].

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.