Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Agasten

Esta bula é um registro histórico do medicamento descrito abaixo, meramente informativo e destinado ao público em geral.

Princípio ativo : clemastina

Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de água, antes de se alimentar.

Adultos e crianças acima de 12 anos de idade: 1 comprimido, duas vezes ao dia (antes do café da manhã e antes do jantar). Se necessário, sempre após a orientação de seu médico, poderão ser tomados até 6 comprimidos ao dia (no máximo, 2 comprimidos por vez).

Crianças de 6 a 12 anos de idade: meio a 1 comprimido, duas vezes ao dia (antes do café da manhã e antes do jantar).

Se você tiver mais de 60 anos, seu médico poderá recomendar uma dose mais baixa de AGASTEN.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico.

Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS DE IDADE

Composição – cada comprimido contém 1 mg de clemastina, equivalente a 1,340 mg de fumarato de clemastina.

Excipientes – estearato de magnésio, lactose, amido de milho, povidona e talco AGASTEN disponível também na forma de xarope.

Indicação :

AGASTEN proporciona alívio de sintomas de alergia como coriza, coceira, congestão nasal, espirros, olhos lacrimejantes, comumente presentes nos casos de rinite alérgica (inclusive em pacientes com febre do feno). também alivia sintomas como vermelhidão, coceira e inchaço na pele em casos de dermatites, picadas de insetos e urticárias (inclusive as causadas por uso de certos medicamentos).

Farmacocinética :

AGASTEN pertence a um grupo de medicamentos denominado anti-histamínicos (ou antialérgicos), os quais aliviam os sintomas da alergia ao impedirem a ação da histamina, uma substância liberada pelo organismo durante as reações alérgicas.

AGASTEN tem início de ação nas primeiras duas horas de sua tomada e apresenta longa duração do efeito (em média por até 12 horas).

Contra indicação :

AGASTEN não deve ser tomado no seguinte caso:
Se você tiver alergia conhecida a qualquer uma das substâncias contidas no produto ou a quaisquer outros antialérgicos semelhantes.
Este medicamento é contra indicado para o uso de pacientes com porfiria. Este medicamento é contra indicado para crianças menores de 6 anos.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Informe ao seu médico: o Se você tiver glaucoma, doenças graves do estômago, problemas de próstata ou da bexiga. o Se você tiver alergia a algum medicamento. o Se você tiver qualquer outra doença ou estiver tomando algum outro medicamento.

Os comprimidos de AGASTEN contêm lactose (um tipo de açúcar também presente no leite). Caso seu médico tenha lhe dito que você tem intolerância a alguns açúcares, como a lactose, contate-o antes de começar a tomar AGASTEN.

Durante o tratamento, paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Interação Medicamentosa :

Como outros remédios antialérgicos, AGASTEN pode aumentar os efeitos do álcool. Consulte seu médico antes de usar AGASTEN se você estiver tomando sedativos, tranquilizantes ou antidepressivos para ajudar a dormir, acalmar ou para tratamento de depressão. Pacientes idosos Os idosos têm mais chances de apresentar efeitos colaterais após o uso de AGASTEN. Portanto, deve ser considerada pelo médico uma redução da dose para pacientes maiores de 60 anos. Gravidez e lactação AGASTEN não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico se você ficar grávida durante o tratamento ou mesmo logo após o seu término. Informar ao seu médico se estiver amamentado.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de Conservar :

Os comprimidos de AGASTEN devem ser mantidos à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Aspecto físico e características organolépticas: os comprimidos de AGASTEN são brancos e sem odor.
de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber de poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Caso esqueça de tomar :

Se você se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar, a menos que faltem menos de 2 horas antes do horário da próxima dose. Não tome 2 doses pela dose esquecida. A partir daí, prossiga o tratamento normalmente. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.

Efeitos Colaterais :

Assim como outros medicamentos, AGASTEN pode causar alguns efeitos indesejáveis, tais como cansaço ou sonolência. Raramente, podem ocorrer tonturas, dor de cabeça, agitação, enjôo, boca seca, dor de estômago, manchas na pele, falta de ar ou reações alérgicas. Mais raramente, podem ocorrer prisão de ventre ou taquicardia (batedeira no peito).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdosagem :

Os efeitos de uma dose excessiva de antialérgicos podem variar desde sonolência em excesso até agitação. Outros sintomas como boca seca, pupilas dilatadas e rubor ou alterações gastrointestinais também podem ocorrer. Nestes casos, procure seu médico imediatamente. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Dizeres legais :

MS 1.0068.0032 Farm. Resp.: Virginia da Silva Giraldi - CRF-SP 15.779 Fabricado por: Novartis Biociências S.A., Taboão da Serra – SP Registrado por: Novartis Biociências S.A. Av. Prof. Vicente Rao, 90, São Paulo – SP CNPJ: 56.994.502/0001-30 Indústria Brasileira
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
SPC 03.03.05 VP04

Esta bula foi aprovada pela ANVISA em (03/10/2012)

Agasten xarope 0,05 mg clemastina

AGASTEN xarope clemastina Frasco com 120 ml. USO ORAL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 3 ANOS DE IDADE

Composição – Cada ml do xarope contém 0,05 mg de clemastina, equivalentes a 0,067 mg de fumarato de clemastina.

Excipientes – fosfato de sódio dibásico, propilenoglicol, sacarina sódica, aroma de pêssego, fosfato de potássio monobásico, etilparabeno, propilparabeno, sorbitol, essência de limão e água purificada.

AGASTEN disponível também na forma de comprimidos.

Indicação :

AGASTEN proporciona alívio de sintomas de alergia como coriza, coceira, congestão nasal, espirros, olhos lacrimejantes, comumente presentes nos casos de rinite alérgica (inclusive em pacientes com febre do feno). também alivia sintomas como vermelhidão, coceira e inchaço na pele em casos de dermatites picadas de insetos e urticária (inclusive as causadas por uso de certos medicamentos).

Farmacocinética :

AGASTEN pertence a um grupo de medicamentos denominado anti-histamínicos (ou antialérgicos), os quais aliviam os sintomas da alergia ao impedirem a ação da histamina, uma substância liberada pelo organismo durante as reações alérgicas.

AGASTEN tem início de ação nas primeiras duas horas de sua tomada e apresenta longa duração do efeito (em média por até 12 horas).

Contra indicação :

AGASTEN não deve ser tomado no seguinte caso:
Se você tiver alergia conhecida a qualquer uma das substâncias contidas no produto ou a quaisquer outros antialérgicos semelhantes.

Este medicamento é contra indicado para o uso por pacientes com porfiria. Este medicamento é contra indicado para menores de 3 anos.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Informe ao seu médico: o Se você tiver glaucoma, doenças graves do estômago, problemas de próstata ou da bexiga. o Se você tiver alergia a algum medicamento.

Se você tiver qualquer outra doença ou estiver tomando algum outro medicamento. Durante o tratamento, paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção
podem estar prejudicadas.

Interação Medicamentosa :

Como outros medicamentos antialérgicos, AGASTEN pode aumentar os efeitos do álcool. Consulte seu médico antes de usar AGASTEN se você estiver tomando sedativos, tranquilizantes ou antidepressivos para ajudar a dormir, acalmar ou para tratamento de depressão. Pacientes idosos Os idosos têm mais chances de apresentar efeitos colaterais após o uso de AGASTEN. Portanto, deve ser considerada pelo médico uma redução da dose para pacientes maiores de 60 anos. Gravidez e lactação AGASTEN não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico se você ficar grávida durante o tratamento ou mesmo logo após o seu término. Informar ao seu médico se estiver amamentado.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de Conservar :

O xarope de AGASTEN deve ser mantido à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Aspecto físico e características organolépticas: o xarope é incolor com aroma de pêssego.
de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Modo de Usar :

Adultos e crianças acima de 12 anos de idade: 20 ml de xarope, duas vezes ao dia (antes do café da manhã e antes do jantar). Crianças de 6 a 12 anos de idade: 10 a 20 ml de xarope, duas vezes ao dia (antes do café da manhã e antes do jantar).
Crianças de 3 a 6 anos: 10 ml de xarope (duas vezes ao dia antes do café da manhã e antes do jantar). Se você tiver mais de 60 anos, seu médico poderá recomendar uma dose mais baixa de AGASTEN. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Caso esqueça de tomar :

Se você se esquecer de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar, a menos que faltem menos de 2 horas antes do horário da próxima dose. Não tome 2 doses pela dose esquecida. A partir daí, prossiga o tratamento normalmente. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.

Efeitos Colaterais :

Assim como outros medicamentos, AGASTEN pode causar alguns efeitos indesejáveis, tais como cansaço ou sonolência. Raramente, podem ocorrer tonturas, dor de cabeça, agitação, enjôo, boca seca, dor de estômago,
manchas na pele, falta de ar ou reações alérgicas. Mais raramente, pode ocorrer prisão de ventre ou taquicardia (batedeira no peito). Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Superdosagem :

Os efeitos de uma dose excessiva de antialérgicos podem variar desde sonolência em excesso até agitação. Outros sintomas como boca seca, pupilas dilatadas e rubor ou alterações gastrointestinais também podem ocorrer. Nestes casos, procure seu médico imediatamente. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Dizeres legais :

MS 1.0068.0032 Farm. Resp.: Virginia da Silva Giraldi - CRF-SP 15.779

Fabricante :

Novartis Biociências S.A.

Novartis Pharma
0800-888-3003
8h às 17h
sic.novartis@novartis.com

Novartis Saúde Animal
0800-888-8280
seg. a sex., das 8h às 17h
nac.br@novartis.com

Novartis OTC
0800-775-8181
sic.novartis@novartis.com

CIBA Vision
0800-775-2422
sic.novartis@novartis.com

Sandoz
0800-400-9192
sac.sandoz@sandoz.com

Novartis é um grupo farmacêutico suíço criado em 1996 pela fusão de Ciba-Geigy e Sandoz com sede em Basileia, na Suíça. A Novartis está dividida em três grandes divisões: Pharma, Consumer Health e Sandoz.

Alguns medicamento do mesmo Fabricante :

Aclasta, Actigall, Afinitor, Agasten, Agrovet PS, Agrove, Anacyclin, Anafranil, Andursil, Apresolina, Aredia, Buspanil, Calsan, Cataflam D, Cedilanide, Cibacalcina, Cibalena A, Clofazimina, Comtan, Deserila, Desferal, Diocomb SI, Diovan Amlo, Diovan HCT, Doretrim, Estalis, Exelon, Faclor AP, Faclor, Flotac, Glyvenol, Hydergine, Leucomax, Lioresal, Locorten, Lopressor, Losalen, Lotensin H, Ludiomil, melleril, Mericomb, Merigest, Merimono, Methergin, Miflasona, Parlodel Sorol, Sandostatin, Trimedal Tosse, Xolair, Zaditen, Zelmac, Zometa, Zurcal,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular