Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Aerolin xarope

Bula do fármaco da classe dos bromcodilatadores, sob a forma de xarope, indicado pra as afecções das vias aéreas.

Princípio ativo : sulfato de salbutamol

Classe Terapêutica: broncodilatador

Apresentação : xarope, para uso oral.
Aerolin xarope contendo 2 mg de salbutamol em cada 5 ml, é apresentado em frasco de vidro âmbar contendo 120 ml, acompanhado de copo medida graduado de 15 ml.

Indicação : Aerolin é indicado no alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema. Aerolin comprimidos é também indicado como terapia de manutenção no controle do trabalho de parto prematuro não complicado, no terceiro trimestre da gravidez, após o controle das contrações uterinas com Aerolin injetável e suspensão do uso deste agente.

Contra indicação :

O uso de Aerolin é contra indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula. No caso de uso para controle do parto prematuro é contra indicado nos casos de ameaça de aborto.

Modo de Usar :

Aerolin xarope tem sabor laranja.
Modo de uso
Siga as recomendações de seu médico, pois em alguns casos a diluição do Aerolin xarope pode ser recomendada.
Adultos
A dose usualmente eficaz é de 4 mg de salbutamol (10 ml do xarope), três ou quatro vezes ao dia. Caso não seja obtida broncodilatação adequada, cada dose pode ser gradualmente aumentada até 8 mg ( 20 ml do xarope). Contudo, tem-se observado que alguns pacientes obtêm alívio adequado com 2 mg (5 ml do xarope), três ou quatro vezes ao dia. Nos pacientes muito sensíveis a estimulantes ß-adrenérgicos, é aconselhável iniciar o tratamento com 2 mg (5 ml do xarope), três ou quatro vezes ao dia.
Crianças
As seguintes doses devem ser administradas:
Crianças de 2-6 anos: 2,5 a 5 ml do xarope , três a quatro vezes ao dia.
Crianças de 6-12 anos: 5 ml do xarope , três a quatro vezes ao dia.
Crianças acima de 12 anos: 5 a 10 ml do xarope , três a quatro vezes ao dia.
Pacientes idosos
Recomenda-se iniciar o tratamento com 5 ml de xarope(2 mg de salbutamol), três ou quatro vezes ao dia.
No controle do parto prematuro:
No controle do parto prematuro, após controle de contrações uterinas por salbutamol injetável e sua descontinuação, terapia de manutenção pode ser continuada com salbutamol oral. A dose usual é 4 mg, três a quatro vezes ao dia.

Efeito Colateral :

A maioria das pessoas que usa este medicamento não relata problemas. Porém, como acontece com todos os medicamentos, algumas pessoas podem apresentar reações adversas. Comumente ou muito comumente foram relatados tremor, dor de cabeça, taquicardia (aumento da frequência dos batimentos do coração) e câimbra muscular.

Raramente foram relatados diminuição nos níveis de potássio no sangue, diversos tipos de arritmias (alterações no ritmo normal de batimento do coração) e vasodilatação periférica, que pode ser caracterizada por aumento do fluxo sanguíneo em determinada região da pele. Muito raramente foram relatados casos de hipersensibilidade, incluindo angioedema (reações alérgicas principalmente caracterizadas por vermelhidão e inchaço intenso predominante na face), urticária, broncoespasmo (contração da musculatura lisa dos brônquios), diminuição da pressão sanguínea e desmaio. Muito raramente foi também relatada sensação de tensão muscular e hiperatividade. Se você sentir qualquer outro sintoma, comunique ao seu médico.

Advertências e Precauções:

Como podem ocorrer reações adversas associadas a doses elevadas, não aumente a dose ou frequência de Administração de Aerolin , mesmo que o alívio usual não ocorra ou que a duração de ação diminua, a menos que tenha sido recomendado pelo seu médico.

Procure seu médico caso acredite que o alívio usual dos sintomas não esteja ocorrendo ou que o tempo de ação do Aerolin esteja reduzido. O aumento do uso de Aerolin para controle dos sintomas indica a deterioração do controle da asma.

Portanto, fale com o seu médico. Nestes casos, deve ser considerada a terapia com corticoesteroides. Aerolin pode induzir redução dos níveis sanguíneos de potássio e aumento dos níveis de glicose. a administração concomitante de corticosteroides pode aumentar este efeito.

Se você é diabético, consulte seu médico antes de usar este medicamento. Se você utiliza xantinas, corticosteroides, diuréticos ou sofre de hipóxia (má oxigenação do sangue), informe seu médico. Nestas situações recomenda-se monitorar os níveis de potássio. Se você sofre de hipertireoidismo, informe seu médico, pois deverá fazer uso de Aerolin com cautela.

Superdosagem :

Se você acidentalmente usar mais doses do que o recomendado, perceberá que seu coração está mais rápido que o normal, e você pode se sentir tonto ou apresentar tremores. Você pode também ter dor de cabeça.

Esses efeitos normalmente passam em poucas horas, mas você deve comunicar ao seu médico o mais rápido possível.

Se a dose usada foi muito maior do que a correta, chame seu médico imediatamente ou se dirija ao hospital ou pronto socorro mais próximo. Leve esta bula ou o medicamento para que saibam o que você usou. Em alguns casos pode ser necessário o uso de um agente beta-bloqueador cardiosseletivo como antídoto. Seu médico avaliará o seu caso.

Fórmula :

Aerolin xarope
Cada 5 ml contém:
sulfato de salbutamol ......................... 2,4 mg (equivalente a 2,0mg de salbutamol)
veículo: citrato de sódio, ácido cítrico, hidroxipropilmetilcelulose, benzoato de sódio, sacarina sódica, aroma de laranja, cloreto de sódio e água purificada q.s.p. ............... 5 ml
Uso adulto e pediátrico

Armazenamento

Mantenha o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30°C). Além disso, o Aerolin xarope também deve ser protegido da luz. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Interação Medicamentosa :

Aerolin não deve ser utilizado juntamente com medicamentos beta-bloqueadores não seletivos, como o propranolol.

Informações Legais:

MS: 1.0107.0226
Farm. Resp.: Milton de Oliveira
CRF-RJ Nº 5522

Fabricante :

GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

Estrada dos Bandeirantes, 8.464
Rio de Janeiro - RJ
CNPJ: 33.247.743/0001-10
SAC: 0800 701 2233
Indústria Brasileira.

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aas 150, Aeroflux, Aerolin Comprimido, Aerolin Spray, Aerolin Xarope, Aerolin, Aerotide, Agenerase, Alkeran, Altargo, Amoxil 500 mg, Amoxil 500 mg, Amoxil BD, Amoxil, Antak 300 mg, Antak 150 mg, Antak, Atenol, Atinac, Aturgyl, Augmentin Duo Comprimidos, Augmentin Duo, Augmentin ES, Augmentin SR, Augmentin, Biovir, Calpol, clavulin BD, clavulin, clotan, Dequadin, Fisohex_ii, Flixonase, Fluarix, Flutivate, Fortaz, Fraxodi, Havrix, Hiberix, Imigran solução, Imigran, Imigranradis, Imuran, Infanrix, Lacipil, Lamictal, Lanoxin, Lanvis, Leite Magnésia, Lidosporin, Loncord, Marevan, Mebenix, Naramig, Nimbium, Nimovas, Niquitin CQ 2, Niquitin, Otosporin, Panadol Extra, Panadol, Pronazol, Pylorid, Relifex 500 mg, Relifex, Ridaura, Seretide, Seroxat 20, Seroxat, Valtrex, Varilrix, Wellbutrin SR 150 mg, Wellbutrin SR, Wellbutrin XL 150 mg, Wellbutrin XL 300 mg, Wellbutrin XL, Wellbutrin xr, Welleferon, Zantac, Zeffix, Zentel, Ziagenavir, Zinacef-750-mg, Zinacef, Zinnat 125 mg, Zinnat Suspensão, Zinnat, Zofran, Zovirax 200 mg, Zovirax 250 mg, Zovirax 400 mg, Zovirax, zyban, Zyloric, zyrtec.

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular