Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Aerolin Spray

Bula do Medicamento da Classe do Broncodilatadores, sob a forma de spray, indicado no alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema.

Princípio ativo : sulfato de salbutamol

Classe Terapêutica: broncodilatador

Apresentação : Aerosol pressurizado. Apresentado em frascos de alumínio com 200 doses, acompanhados de aplicador plástico de polipropileno, especialmente desenhado para inalação por via oral.

Indicação : Aerolin é indicado no alívio do espasmo brônquico associado às crises de asma, bronquite crônica e enfisema.

Contra indicação :

O uso de Aerolin é contra indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

Modo de Usar :

Antes de usá-lo pela primeira vez, ou se o inalador não tiver sido usado durante uma semana ou mais, remova o protetor do bocal apertando, delicadamente, as laterais do protetor. Agite bem o inalador, aperte o spray para liberar um jato de ar (uma dose), para certificar-se de que funciona.
Como usar o inalador

1 - Remova a tampa do bocal, apertando as laterais e verifique se o interior e o exterior do bocal estão limpos. Agite bem o inalador.

2 - Segure o inalador na posição vertical entre os dedos indicador e polegar, com o polegar posicionado na base, abaixo do bocal. Expire lentamente até não poder expelir mais ar dos pulmões.

3 - Coloque o bocal do inalador entre os lábios (ou no espaçador, se assim tiver sido prescrito pelo seu médico), apertando-os bem, mas sem morder. Logo em seguida, comece a inspirar pela boca e pressione firmemente o inalador entre o indicador e o polegar para liberar um jato inspirando regular e profundamente.

4 - Enquanto segura a respiração, tire o inalador da boca. Continue prendendo a respiração por tanto tempo quanto for confortável (em geral, 10 segundos são suficientes). Para liberar o segundo jato, mantenha o inalador na posição vertical e espere cerca de meio minuto, antes de repetir os passos 2 a 4.
Recoloque a tampa do bocal empurrando-a firmemente e prendendo a tampa na posição.

IMPORTANTE

Não apresse as etapas 3 e 4. É importante que você comece a inspirar o mais lentamente possível imediatamente antes de acionar o inalador. Pratique em frente a um espelho nas primeiras vezes. Se perceber “névoa” saindo do topo do inalador ou dos cantos da sua boca, você deverá começar novamente a partir do passo 2.

Se o médico tiver dado instruções diferentes para utilização do inalador – como, por exemplo, o uso de espaçadores – siga as cuidadosamente. Comunique o médico se tiver qualquer dificuldade.

Crianças

Crianças pequenas podem precisar de ajuda de um adulto para operar o inalador para elas. Incentive a criança a expirar e acione o inalador imediatamente, após a criança começar a inspirar. Pratiquem a técnica juntos. Crianças maiores ou pessoas com as mãos fracas devem segurar o inalador com ambas as mãos. Neste caso, coloque os dois indicadores no topo do inalador e ambos os polegares na base abaixo do bocal. Bebês e crianças podem ser beneficiados pelo uso de um
espaçador com Aerolin Spray.

Instruções de limpeza:

Lavar o inalador pelo menos uma vez por semana. Se o inalador não funcionar adequadamente, siga as instruções de limpeza abaixo:

1- Retire o frasco de alumínio do recipiente plástico e remova a tampa do bocal.

2- Enxágue com bastante água corrente morna. Se notar acúmulo de medicamento ao redor do bocal, não tente desobstruir com objetos pontiagudos (como, por exemplo, um alfinete). Detergente neutro pode ser adicionado à água. Em seguida, enxágue bem com água limpa antes de secar. Não coloque o frasco de alumínio na água.

3- Seque o interior e o exterior do recipiente plástico.

4- Recoloque o frasco de alumínio e a tampa do bocal.
Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Posologia

Aerolin Spray deve ser administrado apenas através de inalação por via oral. A ação do salbutamol dura de 4 a 6 horas na maioria dos pacientes.

Alívio do broncoespasmo agudo ou crises de asma:

Adultos: 100 ou 200 mcg (1 ou 2 doses).

Crianças: 100 mcg (1 dose), podendo ser aumentada para 200 mcg (2 doses), caso necessário.

Prevenção do broncoespasmo provocado por exercícios físicos ou alergia:

Adultos: 200 mcg (2 doses) antes do exercício ou exposição inevitável ao alérgeno.

Crianças: 100 mcg (1 dose) antes do exercício ou exposição inevitável ao alérgeno, podendo ser aumentada para 200 mcg (2 doses), caso necessário.
Terapia crônica: (ver seção Advertências e Precauções)

Adultos: até 200 mcg (2 doses), quatro vezes ao dia.

Crianças: até 200 mcg (2 doses), quatro vezes ao dia.

O uso de Aerolin

Spray não deve exceder quatro vezes diárias. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou um aumento súbito na dose é indicativo de agravamento da asma.

Efeito Colateral :

A maioria das pessoas que usa este medicamento não relata problemas. Porém, como acontece com todos os medicamentos, algumas pessoas podem apresentar reações adversas. Eventos adversos estão listados abaixo por um sistema de classe do órgão e frequência.

frequências são definidas como:
muito comum (≥1/10), comum (≥1/100 e <1/10), incomum (≥1/1000 e <1/100), raro (≥1/10000 a <1/1000) e muito raro (<1/10000) ) incluindo relatos isolados.

Distúrbios do sistema imune

Muito raro: reações de hipersensibilidade incluindo; angioedema, urticária, broncoespasmo, hipotensão e desmaio.
Distúrbios nutricionais e do metabolismo
Raro: hipopotassemia (queda de potássio no sangue).

A terapia com agonistas β2 pode resultar em hipopotassemia potencialmente grave.

Distúrbios do sistema nervoso
Comum: tremor, dor de cabeça.
Muito raro: hiperatividade.

Distúrbios cardíacos

Comum: taquicardia.
Incomum: palpitações
Muito raro: arritmia cardíaca incluindo fibrilação atrial, taquicardia supraventricular e extrassístole.

Distúrbios vasculares

Raro: vasodilatação periférica
Distúrbios Gastrointestinais
Incomum: irritação na boca e na garganta.
Distúrbios músculo-esqueléticos
Incomum: câimbra muscular
Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinais
Muito raro: broncoespasmo paradoxal

Assim como com outras terapias inalatórias, pode ocorrer broncoespasmo paradoxal, manifestado como aumento súbito da sibilância. Neste caso, deve ser utilizada, de forma imediata, outra Apresentação : do produto, ou um outro broncodilatador inalatório de ação rápida. A terapia com Aerolin Spray deve ser descontinuada imediatamente, o paciente deve ser reavaliado e, se necessário, outra terapia deve ser instituída Se você sentir qualquer outro sintoma, comunique ao seu médico ou farmacêutico.

Advertências e Precauções:

Não aumente a dose ou frequência de Administração de Aerolin , mesmo que o alívio usual não ocorra ou a duração de ação diminua, a menos que tenha sido recomendado pelo seu médico. Procure-o, caso isto ocorra. O aumento do uso de Aerolin para controle dos sintomas indica a deterioração do controle da asma. Aerolin pode induzir redução dos níveis sanguíneos de potássio, e aumento dos níveis de glicose. a administração concomitante de corticosteróides pode aumentar este efeito. Se você é diabético, consulte seu médico antes de usar este medicamento. Se você sofre de hipertireoidismo, informe seu médico, pois deverá fazer uso de Aerolin com cautela.

Superdosagem :

Se você acidentalmente usar mais doses do que o recomendado, perceberá que seu coração está mais rápido que o normal, e que você se sente tonto. Você pode também ter dor de cabeça. Esses efeitos normalmente passam em poucas horas, mas você deve comunicar ao seu médico o mais rápido possível.
Se a dose usada foi muito maior do que a correta, chame seu médico imediatamente ou se dirija ao hospital ou prontosocorro mais próximo. Leve esta bula ou o medicamento para que saibam o que você usou.

Fórmula :

Cada dose contém:
sulfato de salbutamol ................................................... 120,5 mcg
(equivalente a 100 mcg de salbutamol)
excipiente: Norflurano (HFA134a) q.s.p. .................... 1 dose
Uso adulto e pediátrico

Armazenamento

Mantenha o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30°C), protegido da luz solar direta e congelamento. Como a maioria dos medicamentos na forma de aerosol, o efeito terapêutico desses medicamentos poderá ser prejudicado se o frasco ficar sob baixas temperaturas. O frasco não deve ser quebrado, perfurado ou queimado, mesmo quando aparentemente vazio. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Interação Medicamentosa :

Aerolin não deve ser utilizado juntamente com medicamentos beta-bloqueadores não seletivos, como o propranolol.

Informações Legais:

MS: 1.0107.0226
Farm. Resp.: Milton de Oliveira
CRF-RJ Nº 5522
SAC: 0800 701 22 33

Fabricante :

GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

Estrada dos Bandeirantes, 8.464
Rio de Janeiro - RJ
CNPJ: 33.247.743/0001-10
SAC: 0800 701 2233
Indústria Brasileira

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aas 150, Aeroflux, Aerolin Comprimido, Aerolin Spray, Aerolin Xarope, Aerolin, Aerotide, Agenerase, Alkeran, Altargo, Amoxil 500 mg, Amoxil 500 mg, Amoxil BD, Amoxil, Antak 300 mg, Antak 150 mg, Antak, Atenol, Atinac, Aturgyl, Augmentin Duo Comprimidos, Augmentin Duo, Augmentin ES, Augmentin SR, Augmentin, Biovir, Calpol, clavulin BD, clavulin, clotan, Dequadin, Fisohex_ii, Flixonase, Fluarix, Flutivate, Fortaz, Fraxodi, Havrix, Hiberix, Imigran solução, Imigran, Imigranradis, Imuran, Infanrix, Lacipil, Lamictal, Lanoxin, Lanvis, Leite Magnésia, Lidosporin, Loncord, Marevan, Mebenix, Naramig, Nimbium, Nimovas, Niquitin CQ 2, Niquitin, Otosporin, Panadol Extra, Panadol, Pronazol, Pylorid, Relifex 500 mg, Relifex, Ridaura, Seretide, Seroxat 20, Seroxat, Valtrex, Varilrix, Wellbutrin SR 150 mg, Wellbutrin SR, Wellbutrin XL 150 mg, Wellbutrin XL 300 mg, Wellbutrin XL, Wellbutrin xr, Welleferon, Zantac, Zeffix, Zentel, Ziagenavir, Zinacef-750-mg, Zinacef, Zinnat 125 mg, Zinnat Suspensão, Zinnat, Zofran, Zovirax 200 mg, Zovirax 250 mg, Zovirax 400 mg, Zovirax, zyban, Zyloric, zyrtec.

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.