Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Aeroflux Xarope

Bula do medicamento em forma de xarope Aeroflux, da classe dos broncodilatadores indicado em desordens respiratórias.

Princípio ativo : sulfato de salbutamol

Classe terapêutica: broncodilatador.

Apresentação : Aeroflux edulito é uma solução oral aromatizada e edulcorada (adoçada artificialmente), apresentada em frasco com 120 ml, acompanhado de medida dosadora.

Indicação : Aeroflux edulito é indicado no tratamento de desordens respiratórias em que o broncoespasmo (contração dos brônquios) e a secreção excessiva de muco são fatores agravantes como, por exemplo, asma brônquica, bronquite crônica e enfisema.

Pode estar associado ou não a outros medicamentos.

Fórmula :

Cada 5 ml contêm:
sulfato de salbutamol (equivalente a 2,0 mg de salbutamol)................. 2,4 mg
guaifenesina .................................................................... 100 mg
veículo: citrato de sódio, ácido cítrico, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno, hidroxietilcelulose, ciclamato de sódio, sacarina sódica, corante azul no 1, essência de cereja mentolada, riboflavina, água purificada.

Farmacocinética :

Aeroflux edulito é a associação de uma substância broncodilatadora (salbutamol) e um expectorante (guaifenesina). Não contém açúcar, sendo adoçado artificialmente com sacarina sódica e ciclamato de sódio. O salbutamol tem um tempo de ação de 4 a 6 horas, na maioria dos pacientes.

Contra indicação :

O uso de Aeroflux edulito é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida a qualquer componente da fórmula e em casos de ameaça de aborto.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem orientação médica.

Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Precauções e Cuidados :

Você não deve aumentar a dose ou a frequência de Administração de Aeroflux edulito mesmo que o alívio usual ou a duração da ação diminuam. Caso isso ocorra, procure orientação médica.
Modelo de texto de bula paciente Aeroflux

Aeroflux edulito pode induzir a alterações metabólicas reversíveis, como, por exemplo, o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). A administração concomitante de corticosteroides pode aumentar esse efeito. Caso sofra de tireotoxicose (doença causada pela intoxicação por excesso de produção do hormônio da tireoide) ou tenha asma grave, converse com seu médico.

Idosos:

Pacientes idosos devem manter intervalos de pelo menos cinco a seis horas entre as ingestões ou iniciar o tratamento com doses menores.

Efeitos sobre a capacidade dirigir veículos e operar máquinas não existem dados disponíveis que demonstrem que o Aeroflux edulito influencie a capacidade de dirigir ou operar máquinas.

Gravidez e lactação:

A administração de drogas durante a gravidez somente deve ser considerada se o benefício esperado para a mãe for maior do que qualquer possível risco ao feto. Como o salbutamol é provavelmente excretado no leite materno, o uso em mulheres que estejam amamentando não é recomendado, a menos que os benefícios esperados superem qualquer possível risco. Não se sabe se o salbutamol no leite materno exerce efeito nocivo sobre o recém-nascido.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem orientação médica.

Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Aeroflux edulito contém sulfato de salbutamol, que está incluído na lista de substâncias proibidas na prática de esportes da Agência Mundial Antidoping. Este medicamento pode causar doping.

Interações Medicamentosas: Aeroflux não deve ser usado ao mesmo tempo com medicamentos betabloqueadoras não seletivas (utilizados no tratamento de doenças cardíacas), como o propranolol. O salbutamol não é contra indicado para pacientes recebendo tratamento com antidepressivos (inibidores da monoaminoxidase).

Modo de Conservar :

Mantenha o produto na embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC) e protegido da luz.

Aspecto físico/características organolépticas:

Líquido viscoso de cor verde esmeralda, livre de material estranho em suspensão, com odor e sabor adocicado de cereja mentolada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Modo de Usar :

O salbutamol tem um tempo de ação de quatro a seis horas, na maioria dos pacientes. O aumento da frequência de uso de medicamentos como o Aeroflux pode ser sinal de agravamento da asma. Sob estas condições, seu médico poderá reavaliar seu esquema terapêutico e a terapia concomitante com corticosteroides deve ser considerada. Como pode haver eventos adversos associados à superdosagem, a dose ou a frequência de uso só deve ser aumentada sob orientação médica. As doses médias recomendadas são:

Adultos: 5-10 ml de Aeroflux edulito (2-4 mg de salbutamol), duas a três vezes ao dia (de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas).

Crianças de 2 a 6 anos: 2,5-5,0 ml de Aeroflux edulito (1-2 mg de salbutamol), duas a três vezes ao dia (de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas).

Crianças de 6 a 12 anos: 5,0 ml de Aeroflux edulito (2 mg de salbutamol), duas a três vezes ao dia (de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas).

Crianças com mais de 12 anos: 5,0-10 ml de Aeroflux edulito (2-4 mg de salbutamol), duas a três vezes ao dia (de 12 em 12 horas ou de 8 em 8 horas).

Idosos:

Pacientes idosos devem manter intervalos de pelo menos cinco a seis horas entre as ingestões ou iniciar o tratamento com doses menores.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Caso esqueça de tomar:

Caso você esqueça de tomar Aeroflux edulito, não duplique a próxima dose para substituir a esquecida. Se o horário em que você se lembrar for inferior a metade do intervalo entre as doses, basta tomar a dose seguinte assim que se lembrar. Caso contrário, pule a dose esquecida e tome a próxima no horário usual. Depois, continue o seu tratamento como de costume.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

Efeitos Colaterais:

Reações muito comuns (ocorrem em mais de 10 % dos pacientes que utilizam este medicamento): Aeroflux edulito pode causar um discreto tremor fino na musculatura esquelética e, em geral, as mãos são mais afetadas. Esse efeito é dose dependente e comum a todos os estimulantes beta adrenérgicos.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

- dor de cabeça

- taquicardia (aumento nos batimentos cardíacos).

Pode ocorrer taquicardia em alguns pacientes.

Reações raras (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):

- hipocalemia (diminuição nos níveis de potássio no sangue);

- arritmias cardíacas foram relatadas, geralmente em pacientes suscetíveis.

- dilatação dos vasos periféricos e um pequeno aumento compensatório da dos batimentos cardíacos podem ocorrer em alguns pacientes.

Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):

- reações alérgicas. Muito raramente, foram relatadas reações alérgicas, incluindo angioedema (inchaço da derme e subcutâneo, estruturas que encontram-se abaixo da pele), urticária, broncoespasmo, edema de faringe (inchaço na garganta), hipotensão (diminuição na pressão sanguínea), colapso e cãibras musculares.

- hiperatividade. Foi raramente relatada em crianças.

- sensação de tensão.

Efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo náuseas, vômitos e desconforto abdominal tem sido ocasionalmente relatadas com guaifenesina, particularmente em grandes doses.

Superdosagem :

Sinais e Sintomas

Pode ocorrer hipocalemia (diminuição nos níveis de potássio no sangue) na superdosagem com salbutamol.

Os níveis de potássio no sangue devem ser monitorados pelo seu médico.

Tratamento Caso tome uma quantidade maior que a indicada de Aeroflux , procure socorro médico e leve, se possível, esta bula.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Informações Legais :

MS: 1.0107.0195

Farm. Resp.: Edinilson da Silva Oliveira CRF-RJ No 18.875

Informe seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800 701 22 33.


Fabricante :

GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

Endereço: Estrada dos Bandeirantes, 8.464
Rio de Janeiro - RJ
CNPJ: 33.247.743/0001-10
SAC: 0800 701 2233
Indústria Brasileira

Bibliografia:

CARVALHO, Paulo R. Antonacci, Clarissa G. Carvalho, Mayde S. Torriani, Luciana dos Santos, Elvino Barros., Medicamentos de A a Z: Pediatria - Artmed Editora, 2009. Página 498.

TORRIANI, Mayde Seadi, Luciana dos Santos, Isabel Cristina Echer, Elvino Barros., Medicamentos de A a Z - 2ª Edição: Enfermagem - Artmed Editora, 2015. Página 506.

SANTOS, Luciana dos, Mayde S. Torriani, Elvino Barros., Medicamentos na Prática da Farmácia Clínica - Artmed Editora, 2013. Página 668.

Medicamentos do mesmo fabricante :

Aas 150, Aeroflux, Aerolin Comprimido, Aerolin Spray, Aerolin Xarope, Aerolin, Aerotide, Agenerase, Alkeran, Altargo, Amoxil 500 mg, Amoxil 500 mg, Amoxil BD, Amoxil, Antak 300 mg, Antak 150 mg, Antak, Atenol, Atinac, Aturgyl, Augmentin Duo Comprimidos, Augmentin Duo, Augmentin ES, Augmentin SR, Augmentin, Biovir, Calpol, clavulin BD, clavulin, clotan, Dequadin, Fisohex_ii, Flixonase, Fluarix, Flutivate, Fortaz, Fraxodi, Havrix, Hiberix, Imigran solução, Imigran, Imigranradis, Imuran, Infanrix, Lacipil, Lamictal, Lanoxin, Lanvis, Leite Magnésia, Lidosporin, Loncord, Marevan, Mebenix, Naramig, Nimbium, Nimovas, Niquitin CQ 2, Niquitin, Otosporin, Panadol Extra, Panadol, Pronazol, Pylorid, Relifex 500 mg, Relifex, Ridaura, Seretide, Seroxat 20, Seroxat, Valtrex, Varilrix, Wellbutrin SR 150 mg, Wellbutrin SR, Wellbutrin XL 150 mg, Wellbutrin XL 300 mg, Wellbutrin XL, Wellbutrin xr, Welleferon, Zantac, Zeffix, Zentel, Ziagenavir, Zinacef-750-mg, Zinacef, Zinnat 125 mg, Zinnat Suspensão, Zinnat, Zofran, Zovirax 200 mg, Zovirax 250 mg, Zovirax 400 mg, Zovirax, zyban, Zyloric, zyrtec.

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.

Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular