Bulário Brasil

Advocate - Bula do Medicamento

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Indicação

Advocate é indicado para a prevenção e tratamento das infestações por pulgas (Ctenocephalides spp.), piolhos (Linognathus setosus e Trichodectes canis), ácaros das sarnas otodécica, sarcóptica e demodécica (Otodectes cynotis, Sarcoptes scabiei e Demodex canis) e os vermes intestinais Ancylostoma caninum, Toxocara canis e Uncinaria stenocephala, incluindo suas larvas de quarto estágio (L4) e adultos imaturos; bem como Toxascaris leonina e Trichuris vulpis em cães.

Advocate previne a infestação causada pelo verme cardíaco Dirofilaria immitis quando administrado uma vez por mês.

Contra-Indicações

Deve-se evitar o contato do produto com os olhos e a boca do animal. Não utilize em conjunto com outros medicamentos que contenham lactonas macrocíclicas.

Posologia

Verifique o peso do seu cão. Certifique-se abaixo que ele está na faixa de peso adequada para esta apresentação:
cães até 4 kg - 0,4 mL
cães entre 4 kg e 10 kg - 1,0 mL
cães entre 10 e 25 kg - 2,5 mL
cães entre 25 e 40 kg - 4,0 mL
Retire uma bisnaga plástica do sachê aluminizado. Segure-a na posição vertical e retire a tampa. Recoloque a tampa no sentido inverso ao anterior e gire-a, quebrando o lacre. Retire a tampa e aplique todo o conteúdo de uma única bisnaga diretamente sobre a pele seca do animal, na região da nuca ou da cernelha. Os pêlos devem ser afastados até que a pele esteja visível para facilitar a aplicação.

Para cães acima de 25 kg, proceder como descrito acima (passos 1 a 4) e aplicar o conteúdo de uma única bisnaga de 4,0 mL em 4 pontos ao longo da linha do dorso do animal.

Para cães acima de 40 kg, usar uma combinação
adequada de bisnagas, complementando o tratamento obedecendo à proporção de 1 mL de Advocate para cada 10 kg de peso corporal.

Tratamento e controle de pulgas:

O produto elimina as pulgas adultas presentes sobre os cães, logo no primeiro dia de tratamento e continua eliminando novas pulgas reinfestantes por pelo menos 4 semanas. Estas novas pulgas, emergentes do ambiente onde vive o cão, ou adquiridas em passeios, morrem após um curto período de contato com a pele do cão tratado, antes que possam pôr ovos, quebrando o ciclo do parasita. Larvas de pulgas presentes na cama e nas áreas freqüentadas pelos animais tratados com Advocate são eliminadas quando expostas ao contato com o produto presente na descamação natural da pele e nos pêlos do animal. Este efeito, somado à ação adulticida do Advocate, auxilia na rápida desinfestação do ambiente. Estratégias efetivas para o controle de pulgas devem levar em conta as pulgas adultas vivendo em seu hospedeiro e o potencial de reinfestação causado pelas novas gerações de pulgas que se desenvolvem no ambiente freqüentado pelo animal. Advocate pode ser usado como parte do tratamento estratégico contra a dermatite alérgica à picada de pulgas. A pulga presente sobre o cão não tem oportunidade de picar o animal, pois absorve o Advocate através das membranas intersegmentais, levando à contrações musculares tetânicas e morte em apenas alguns minutos de contato com a pele tratada.

Tratamento e controle de piolhos:

O produto elimina ninfas e piolhos adultos presentes sobre o animal, mantendo concentrações de Imidacloprida eficazes contra os parasitos por um tempo superior ao seu período pré-patente, afetando a geração seguinte de modo consistente. Deve-se levar em conta o potencial de reinfestação causado pelos parasitos carreados por contactantes e aqueles presentes no ambiente freqüentado pelo hospedeiro. O tratamento com intervalos mensais é recomendado para obter-se o controle e prevenção ideais de pulgas e piolhos.

Tratamento e controle das sarnas demodécica, sarcóptica e otodécica:

Para o tratamento do Demodex canis administre de 2 a 4 tratamentos, com intervalos de 4 semanas. Como a sarna demodécica é uma doença multifatorial, é recomendado o tratamento de qualquer doença concomitante apropriadamente.

Para o tratamento do Sarcoptes scabiei var. canis

Aplique dois tratamentos, com intervalo de 4 semanas.Quando da prescrição de xampus queratolíticos, para o tratamento da sarna sarcóptica, banhe o animal antes do tratamento, aplicando Advocate uma vez que pêlo e pele estejam secos.

Para o tratamento do Otodectes cynotis deve-se aplicar um único tratamento no dorso do animal. Após 4 semanas é recomendado avaliação de um médico veterinário para determinar necessidade de reaplicação. Antes do tratamento com Advocate, indica-se aplicação de ceruminolítico para promover a limpeza do conduto auditivo.

A infestação por estes ácaros se dá principalmente pelo contato direto entre os animais. Entretanto, embora limitada, deve-se considerar a possibilidade de reinfestação por parasitos eventualmente presentes no ambiente. O tratamento mensal dos cães previne infestações patentes causadas por estas espécies de ácaros.

Tratamento e controle de nematódeos gastrintestinais:

Advocate é efetivo contra os vermes nematódeos Toxocara canis, Ancylostoma caninum e Uncinaria stenocephala, incluindo suas formas adultas, imaturas e estágios larvais (L4). Também é efetivo contra formas adultas de Toxascaris leonina e Trichuris vulpis. O tratamento mensal dos cães previne infecções patentes causadas por estas espécies de nematódeos. Junto com o tratamento, deve ser feita uma limpeza rigorosa do ambiente, com produtos à base de cloro ativo, efetivo contra larvas e ovos destes vermes. A remoção imediata das fezes do cão limita a contaminação do ambiente por vermes. Os nematódeos gastrintestinais que parasitam os cães representam também um sério risco para humanos.

Prevenção da dirofilariose canina:

A dirofilariose é uma doença parasitária prevalente em diferentes áreas geográficas e transmitida aos cães pela picada de diversas espécies de mosquitos. Para prevenção da infecção por Dirofilaria immitis, aplicar Advocate mensalmente. Alternativamente, o tratamento pode ser iniciado um mês antes da primeira provável exposição aos mosquitos transmissores e deve continuar em intervalos mensais até um mês após a última exposição aos insetos. Para estabelecer uma rotina, recomenda-se que o produto seja administrado sempre no mesmo dia de cada mês. Estratégias efeinterrompe tivas para o controle da dirofilariose canina devem levar em conta o controle da população de mosquitos adultos e dos criatórios preferidos pelos insetos. Cães infectados com vermes cardíacos adultos toleraram até 5 vezes a dose recomendada sem efeitos adversos. Advocate não possui efeito terapêutico contra vermes adultos, recomendando- se pesquisar sua presença para ministrar terapia específica.

Efeitos Colaterais

O uso do produto pode causar um prurido transitório. Em raras ocasiões, pode ocorrer eritema, vômitos e pêlo engordurado no local da aplicação.

Estes sintomas normalmente desaparecem sem tratamento. O produto é desabor amargo e ocasionalmente pode ocorrer salivação se os cães lamberem o local da aplicação imediatamente após a aplicação. Este não é um sinal de intoxicação e normalmente desaparece após alguns minutos. Em casos isolados, sinais neurológicos transitórios podem ser observados caso o animal lamba o local da aplicação após o tratamento.

Dentro da dose recomendada não são esperadas alterações da pele dos animais; porém, cães com histórico de hipersensibilidade podem apresentar reações alérgicas cutâneas. Nos casos de irritação, desconforto ou sensibilidade, banhe o animal demoradamente, com água morna e sabão neutro em abundância, pelo menos três vezes seguidas, para remoção do produto. Procure o médico veterinário no caso da persistência dos sintomas. Não existe antídoto específico. Aplique tratamento sintomático.

Estudos toxicológicos comprovaram a segurança do tratamento para cães da raça collie sensíveis à Ivermectina.

Advertências e Precauções

As pulgas são hospedeiras intermediárias do cestódeo Dipylidium caninum, e na presença deste parasito, recomenda-se tratar o cão com Praziquantel, princípio ativo específico contra vermes chatos. Advocate permanece ativo se o animal ocasionalmente molhar-se (como nadar ou tomar chuva) entre os tratamentos mensais. A exposição dos cães à água logo após o tratamento pode reduzir a eficácia do produto.

Recomenda-se primeiro banhar o animal, aplicando o produto em seguida, uma vez que o pêlo e a pele estejam totalmente secos. O uso intensivo de xampus e sabonetes pode reduzir a duração da proteção contra pulgas e piolhos. Nestes casos, recomenda-se a reaplicação do produto. O intervalo mínimo para reaplicações, caso necessário, é de duas semanas. O uso profilático deste produto fica a critério do Médico Veterinário. O produto pode ser usado seguramente em fêmeas em qualquer fase da gestação ou da lactação, em cães jovens (a partir de sete semanas de idade) e idosos. O tratamento de animais fracos e debilitados deve ser criteriosamente avaliado pelo Médico Veterinário. Ao tratar animais criados em grupo, recomenda-se separálos, não permitindo que lambam o produto aplicado sobre a pele dos companheiros.

Não guarde ou aplique junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Mantenha o produto afastado do fogo e do calor excessivo. Use luvas protetoras para aplicar o produto.

Evite o contato do produto com a pele, olhos e boca. Descarte a embalagem de forma segura, evitando contaminar o meio ambiente. A Moxidectina é tóxica para organismos aquáticos. O solvente de Advocate pode interagir com certos materiais, incluindo plásticos, couro, tecidos e superfícies com acabamento. Por esta razão, recomenda- se deixar o animal sem coleira e roupinha até que o local da aplicação esteja seco, mantendo-o igualmente afastado de móveis e tecidos delicados.

Após a aplicação do produto, remova as luvas e lave bem as mãos. No caso de contato com a pele, lave o local imediatamente com água e sabão em abundância.

Em casos muito raros, pessoas sensíveis podem manifestar reações cutâneas individuais (alergia, irritação, formigamento) após a manipulação do produto. No caso de contato direto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente. No caso da persistência dos sintomas cutâneos e oculares, ou no caso da ingestão acidental, procure o serviço médico de emergência, levando consigo a embalagem do produto. Não aplique diretamente no conduto auditivo dos cães.

LEVE SEU CÃO REGULARMENTE AO VETERINÁRIO.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Não consta.

Composição

Cada 1 mL contém: Imidacloprida 100 mg; Moxidectina 25 mg
Veículo q.s.p. 1 mL

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conserve em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos. Mantenha o produto na embalagem original.

Apresentação

Cartuchos com 1 bisnaga plástica de 0,4 mL, 1 mL, 2,5 mL ou 4 mL, embalado em sachê aluminizado.

Uso Veterinário
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Interações Medicamentosas

Não consta.

Informações Legais

Licenciado no Ministério da Agricultura sob o nº 8.804 em 18/02/2004.

Responsável técnico: Mario Eduardo Pulga
CRMV-SP 2715
Produto Importado

Fabricante :

Bayer S/A.

R. Domingos Jorge, 1100 - Socorro
São Paulo - SP, 04761-000
(11) 5694-5166
Parque Industrial de Belford Roxo - RJ
(21) 2189-0700
SAC: 0800 702 1241
Bayer HealthCare - Saúde Humana
Bayer Pharma (Produtos Farmacêuticos) 0800 7021241
Consumer Care (Medicamentos Isentos de Prescrição) 0800 7231010
Diabetes Care (Monitores de Glicose) 0800 7231010

Medicamentos do mesmo fabricante :

Talvéz isso possa lhê interessar :

Anvisa alerta para contraindicação da pílula Diane 35 em pacientes com risco de trombose.

Conheça os verdadeiros riscos da pílula Diane 35.

Ginecologista esclarece como funciona cada tipo de pílula anticoncepcional. Yasmin, Diane 35, Selene e outras.

Esclarecimentos do fabricante sobre Diane® 35.

Proibição de Diane 35 na França levanta debate sobre o uso de contraceptivos

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.
Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informatica, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descastar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.