Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial. Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativo Procure o medicamento pela classe terapêutica Mande-nos um e-mail

Advantan Emulsão

Bula do fármaco, anti-inflamatório (corticosteroide) de aplicação tópica, indicado no tratamento de dermatite atópica, e outras doenças dermatológicas.

Princípio ativo: aceponato de metilprednisolona.

Classe Terapêutica: anti-inflamatórios.

Apresentação:
Advantan é uma emulsão opaca branca.
Bisnagas de 20 g, 50 g e 100 g em alumínio laminado, parte exterior lacada, parte interior revestida a polietileno, com cápsula de fecho branca de rosca em polipropileno.
É possível que não sejam comercializadas todas as Apresentações.

Indicação: Advantan emulsão É um medicamento corticosteroide (um glucocorticoide) para utilização na pele. Advantan emulsão reduz reações inflamatórias e reações alérgicas cutâneas, assim como reações associadas a hiperproliferação, diminuindo assim os sintomas relacionados, como vermelhidão (eritema), espessamento da pele, edema, exsudação, comichão e outras queixas (sensação de calor ou dor).
Advantan emulsão é utilizado no tratamento de eczema exógeno agudo, ligeiro a moderado (dermatite de contato alérgica, dermatite de contato irritativa, eczema numular [microbiano], eczema desidratático, eczema vulgar) e eczema endógeno (dermatite atópica, neurodermatite), eczema seborreico intensamente inflamado.

Precauções e Cuidados:

Não utilize Advantan emulsão:

- Se tem alergia (hipersensibilidade) à substância ativa ou a qualquer outro componente de Advantan.
- Se apresenta tuberculose, ou sífilis, doenças virais (por exemplo, varicela, herpes), róscea, dermatite perioral, úlcera, acne, doenças cutâneas atróficas, reações cutâneas após vacinação, doenças bacterianas e micóticas da pele, na rea a tratar.
Não deve utilizar Advantan emulsão nos olhos ou em feridas abertas.
Durante os 3 primeiros meses de gravidez não deve aplicar Advantan emulsão em mais de 20% da superfície corporal.
devido à falta de experiência Advantan emulsão não deve ser utilizado em crianças com idade inferior a 4 meses. Nas crianças mais velhas, entre 4 meses e 3 anos de idade, torna-se necessária uma avaliação cuidadosa da relação risco/benefício.

Tome especial cuidado com

- Se o seu médico lhe diagnosticou uma infecção cutânea acompanhada de infecções bacterianas ou fúngicas, necessária terapêutica específica adicional.
O risco de infecções cutâneas localizadas pode ser maior quando se utilizam glucocorticoides topicamente.
- Se aplicar Advantan evite o contato com os olhos, feridas abertas e mucosas.
- Se já teve um episódio de glaucoma, informe o seu médico.
Advantan emulsão não deve ser aplicado em zonas de intertrigo.
Tal como acontece com os corticosteroides sistêmicos, pode também haver desenvolvimento de glaucoma pela utilização de corticosteroides locais (por exemplo, após aplicação em rea extensa ou em dose elevada durante um período prolongado, utilização de vestuário com propriedades oclusivas, ou aplicação na pele que rodeia os olhos).
A aplicação extensiva de corticosteroides tópicos a reas extensas do corpo ou por períodos de tempo prolongados, em particular sob oclusão, aumenta significativamente o risco de efeitos secundários.
Tal como acontece com todos os outros glucocorticoides, a utilização não adequada pode encobrir a sintomatologia clínica.
Não se observou qualquer alteração da função adrenocortical quer em adultos quer em crianças quando grandes reas (40-60% da superfície da pele) são tratadas com Advantan emulsão em condições de oclusão. No entanto, não se deve utilizar Advantan emulsão em oclusão. De notar que as fraldas podem ter um efeito oclusivo.

Gravidez e aleitamento:

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Se está grávida, pensa que pode estar ou planeia ficar grávida, informe o seu médico. O seu médico irá querer considerar esta situação antes de prescrever Advantan. Como regra geral, não devem utilizar-se preparações tópicas contendo corticosteroides durante os primeiros três meses de gravidez. Em particular, deve ser evitada a aplicação em reas extensas assim como a utilização prolongada, ou vestuário oclusivo durante a gravidez ou aleitamento.
Se está a amamentar não deve aplicar Advantan no peito. O seu médico irá querer considerar o facto de estar a amamentar antes de prescrever a utilização de Advantan, pelo que deve informá-lo.

Condução de veículos e utilização de máquinas:

Não existem efeitos conhecidos.

Utilizar Advantan com outros medicamentos:
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.
Não são esperadas interações no caso de utilizar Advantan adequadamente.
No entanto, o tratamento de extensas reas de pele ou o tratamento de longa duração pode, como consequência da absorção, resultar em interações similares s que ocorrem após o tratamento sistêmico

Modo de Usar:

Excepto se o seu médico lhe indicou outra prescrição, deve aplicar Advantan emulsão, uma vez por dia, em camada fina nas reas de pele a tratar, espalhando suavemente.
Em geral, a duração da utilização não deve exceder 2 semanas nos adultos.
Advantan deve ser utilizado nas dosagens mais reduzidas possíveis, especialmente em crianças e apenas durante o tempo absolutamente necessário para se obter e manter o efeito terapêutico desejado.
Não recomendada a utilização de Advantan emulsão em crianças com idade inferior a 4 meses devido a dados insuficientes de segurança.
Se a sua pele secar excessivamente durante a utilização de Advantan emulsão, recomenda-se um tratamento adjuvante emoliente (emulsão A/O ou uma pomada gorda com uma única fase).
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver a impressão de que Advantan emulsão é demasiado forte ou demasiado fraco.

Superdosagem:

Não se preocupe. Não se espera qualquer risco após aplicação de uma sobredosagem (isto , aplicação única numa rea extensa de pele) ou por ingestão acidental.

Caso se tenha esquecido de utilizar Advantan:

Não utilize maiores quantidades de Advantan para compensar uma dose que se esqueceu de aplicar.

Efeitos secundários possíveis:

Como todos os medicamentos, Advantan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.
Advantan emulsão pode, ocasionalmente, provocar irritações cutâneas locais, tais como sensação ligeira e passageira de ardor. Com menor frequência, podem aparecer prurido, eritema, pele seca, descamação ou foliculites.
reações de hipersensibilidade aos componentes são também possíveis.
A aplicação tópica de esteroides pode originar atrofia da pele, telangiectasias, estrias e/ou acne, especialmente durante uma aplicação prolongada, apesar destas situações não terem sido observadas, até agora, nos estudos clínicos.
Tal como acontece com todos os outros glucocorticoides, podem ocorrer, embora raramente, foliculite (inflamação do folículo piloso), hipertricose, dermatite perioral, dermatite de contato alérgica, descoloração da pele e atividade sistêmica.

Modo de Conservar:

Manter fora do alcance e da vista das crianças.
Não conservar acima de 30ºC.
Não utilize Advantan após o prazo de validade impresso na embalagem exterior após VAL..
Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras informações:

Qual a composição de Advantan emulsão:

- Os outros componentes são: triglicéridos de cadeia média, triglicérido esteárico caprlico-cprico (C8 C18), steareth-2, steareth-21, álcool benzlico, glicerol (85%), edetato dissódico, água purificada.

Fabricante:

Intendis do Brasil Farmacêutica Ltda.

Rua Portugal, 400, Galpão 2A, Itaqui, Itapevi - São Paulo,
Telefones: (11)21652600 / (11)21652601

SAC: 0800 724 4444


Medicamentos do mesmo fabricante:

Advantan Creme, Advantan Emulusao, Advantan Loção, Advantan, Azelan Creme, Azelan Gel, Berlison.

Advertências:

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos:

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma:

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.