Bulário Brasil

PARA QUE SERVE ADEFORTE GOTAS - Bula do Medicamento

Esta bula é meramente informatica destinada ao público em geral.

Medicamento composto por palmitato de retinol, colecalciferol acetato de racealfatocoferol, usado nas doenças por carência de vitaminas A, D e E, em crianças e adultos.

Apresentação

20.000 UI de palmitato de retinol, 1.600 UI de colecalciferol e 30 mg de acetato de racealfatocoferol por mL. Solução oral Frasco de vidro âmbar com conta-gotas contendo 10 e 15 mL do produto. VIA DE

ADMINISTRAÇÃO ORAL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição

Cada mL (20 gotas) contém:

palmitato de retinol ................................. 20.000 UI

colecalciferol ............................................ 1.600 UI

acetato de racealfatocoferol .......................... 30 mg

Excipiente q.s.p. .............................................. 1 mL

Cada gota contém:

palmitato de retinol ................................... 1.000 UI

colecalciferol .................................................. 80 UI

acetato de racealfatocoferol .......................... 1,5 mg

Excipiente q.s.p. ........................................... 0,05 mL

Excipientes :cremophor RH 40, benzoato de sódio, ácido cítrico, fosfato de sódio dibásico, butilidroxitolueno, álcool etílico, aroma idêntico ao natural de banana, ciclamato de sódio, sacarina sódica di-hidratada e água de osmose reversa.

A equivalência de gotas para cada mililitro e massa por gota são, respectivamente, as seguintes: 20 gotas/mL e 50 mg/gotas.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Adeforte® Gotas é utilizado na prevenção e tratamento dos estados de carência das vitaminas A, D e E, em crianças e adultos.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Espera-se que as doenças por carência de vitaminas A, D e E se corrijam à medida em que estas vitaminas são repostas. O tempo para início de ação, bem como de duração de ação, dependerão da necessidade orgânica das vitaminas A, D e E.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Adeforte® Gotas não deve ser utilizado nos casos de excesso de vitaminas A, D e E no organismo, alergia aos componentes da fórmula, na insuficiência renal e na presença de doenças ósseas relacionados ao excesso de vitaminas A, D e E no organismo(em caso de dúvida, consulte o seu médico para melhor esclarecimento).

CATEGORIA DE RISCO DE FÁRMACOS DESTINADOS ÀS MULHERES GRÁVIDAS:

X.Em estudos em animais e mulheres grávidas, o fármaco provocou anomalias fetais, havendo clara evidência de risco para o feto que é maior do que qualquer benefício possível para a paciente. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

O médico deve ser informado sobre o uso simultâneo de anticonvulsivantes, digitálicos, óleo mineral, e medicamentos contendo magnésio. Adeforte® Gotas pode ser ingerido junto às refeições. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Contém 0,5 % de etanol

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30oC).

Adeforte® Gotas deve ser tomado imediatamente após a sua remoção do frasco. Adeforte® Gotas apresenta aspecto límpido, coloração amarelada, odor característico de banana e sabor doce. O conteúdo de Adeforte® Gotas não deve ser estocado fora de seu frasco. de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido.Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Concentrações e posologia de Adeforte® Gotas estão descritas na tabela abaixo:
Adeforte® Gotas deve ser tomado por via oral.O tratamento com Adeforte® Gotas deverá durar até a melhora dos sintomas; todavia, esta duração poderá ser alterada a critério do médico prescritor. A dosagem máxima é a determinada pela posologia do produto, porém podendo ser alterada a critério do médico. É essencial seguir as instruções relativas a doses, dieta e suplementação de cálcio. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Consulte o farmacêutico ou o seu médico para orientação de como proceder.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou do cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reações adversas são raras, mas podem haver: fraqueza, letargia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso, náusea, vômitos, cólicas, diarréia, prisão de ventre, tonteira, sede excessiva, urina em excesso, boca seca, dores musculares ou nos ossos, secura da pele, rachadura dos lábios e irritabilidade. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Atenção: este produto é um medicamento que possui mais de cinco anos no país e, embora as pesquisas tenham indicado e eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ou desconhecidas. Neste caso, informe seu médico.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A ingestão de quantidades excessivas de Adeforte® Gotas pode levar a síndrome de intoxicação, com grave repercussão orgânica (alguns sintomas são fadiga, náuseas, e visão turva). Recomenda-se ingerir líquidos em grande quantidade e buscar atendimento de urgência. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

REG. MS -1.0444.0113.

FARM. RESP.: Marcio Machado CRF-RJ No. 3045

SOLUÇÃO OLEOSA

® ADEFORTE

palmitato de retinol colecalciferol acetato de racealfatocoferol

APRESENTAÇÕES

10.000 UI de palmitato de retinol, 800 UI de colecalciferol e 15 mg de acetato de racealfatocoferol por ampola. Solução oral Caixa com 01 ampola ou 25 ampolas de vidro incolor de 3 mL VIA DE ADMINISTRAÇÃO

ORAL

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição

Cada ampola de 3 mL contém:

palmitato de retinol ................................. 10.000 UI

colecalciferol ............................................... 800 UI

acetato de racealfatocoferol............................15 mg

Excipiente q.s.p. ................................... 3 mL

Excipientes : óleo de amendoim e metilparabeno.

Informações ao Paciente

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é indicado para a prevenção e tratamento dos estados de carência das vitaminas A, D e E, em crianças e adultos.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Espera-se que as doenças por carência de vitaminas A, D e E se corrijam à medida em que estas vitaminas são repostas. O tempo para início de ação, bem como de duração de ação, dependerão da necessidade orgânica das vitaminas A, D e E.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Adeforte® nãodeveserutilizadonoscasosdeexcessodevitaminasA,DeEnoorganismo,alergiaaoscomponentesda fórmula, na insuficiência renal e na presença de doenças ósseas relacionados ao excesso de vitaminas A, D e E no organismo(em caso de dúvida, consulte o seu médico para melhor esclarecimento).

CATEGORIA DE RISCO DE FÁRMACOS DESTINADOS ÀS MULHERES GRÁVIDAS:

X.Em estudos em animais e mulheres grávidas, o fármaco provocou anomalias fetais, havendo clara evidência de risco para o feto que é maior do que qualquer benefício possível para a paciente.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

O médico deve ser informado sobre o uso simultâneo de anticonvulsivantes, digitálicos, óleo mineral e medicamentos contendo magnésio. Adeforte® pode ser ingerido junto às refeições. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30oC). Adeforte® deve ser tomado imediatamente por via oral após a sua remoção da ampola. Adeforte® apresenta aspecto límpido,coloração levemente amarelada, consistência oleosa e sabor neutro. O conteúdo de Adeforte® não deve ser estocado fora de sua ampola. do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido.Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Concentrações e posologia de Adeforte® estão descritas na tabela abaixo:
Adeforte® deve ser tomado por via oral. Pressione cuidadosamente o ponto vermelho no pescoço da ampola com auxílio de um pano ou toalha, se preferir, para quebrá-lo.
Passe o conteúdo da ampola para uma colher e tome uma hora antes das refeições. O tratamento com Adeforte® deverá durar até a melhora dos sintomas; todavia, esta duração poderá ser alterada a critério do médico prescritor. A dosagem máxima é a determinada pela posologia do produto (1 ampola), porém podendo ser alterada a critério do médico. É essencial seguir as instruções relativas a doses, dieta e suplementação de cálcio. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Consulte o farmacêutico ou o seu médico para orientação de como proceder.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reações adversas são raras, mas podem haver: fraqueza, letargia, dor de cabeça, perda de apetite, perda de peso, náusea, vômitos, cólicas, diarréia, prisão de ventre, tonteira, sede excessiva, urina em excesso, boca seca, dores musculares ou nos ossos, secura da pele, rachadura dos lábios e irritabilidade. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Atenção: este produto é um medicamento que possui mais de cinco anos no país e, embora as pesquisas tenham indicado e eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ou desconhecidas. Neste caso, informe seu médico.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A ingestão de quantidades excessivas de Adeforte® pode levar a síndrome de intoxicação, com grave repercussão orgânica (alguns sintomas são fadiga, náuseas, e visão turva). Recomenda-se ingerir líquidos em grande quantidade e buscar atendimento de urgência. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

REG. MS -1.0444.0113. FARM. RESP.: Marcio Machado CRF-RJ No. 3045

LABORATÓRIO GROSS S.A.

Rua Padre Ildefonso Penalba, No. 389. CEP: 20775-020

Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.145.194/0001-72

Indústria Brasileira.

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 709 7770

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.


Exibir mapa ampliado

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.
Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.
Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informatica, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descastar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.