Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial.Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativoProcure o medicamento pela classe terapêuticaMande-nos um e-mail

Ácido Alendrúnico Actavis

Bula do medicamento da classe dos antianemicos, indicado principalmente em casos de osteoporose após a menopausa.

Princípio ativo : Ácido Alendrúnico

Classe Terapêutica: Antianêmico.

Apresentação : O ácido Alendrúnico Actavis 70 mg apresenta-se na forma farmacêutica decomprimidos, encontrando-se disponíveis embalagens contendo 2, 4, 8 ou 12comprimidos.

Indicação : O ácido Alendrúnico Actavis É um medicamento não hormonal, do grupo dosbifosfonatos, utilizado para impedir o enfraquecimento dos ossos que ocorre nasmulheres depois da menopausa. O ácido Alendrúnico Actavis também ajuda areconstrução dos ossos e reduz o risco de ocorrerem fracturas da coluna vertebral e daanca. Desta forma, o ácido Alendrúnico Actavis inverte a progressão da osteoporose.

Para Além da toma do ácido Alendrúnico Actavis, o seu médico poderá,simultaneamente, aconselhar-lhe algumas alterações no seu estilo de vida, tais como:

Parar de fumar

O tabaco parece aumentar o ndice de perda de massa óssea e, portanto, pode aumentaros riscos de fractura dos ossos.

Fazer exercício

Tal como os mêsculos, os ossos também precisam de exercício para se manterem fortese saudveis. Pea conselho ao seu médico antes de iniciar o exercício.

Fazer uma dieta equilibrada

O seu médico aconselhá-la-é a escolher uma alimentação adequada ou tomarsuplementos dietéticos.

Indicaçõesterapêuticas

O ácido Alendrúnico Actavis é indicado nas seguintes situações:
-Tratar a osteoporose em mulheres Pós-menopausas, e para evitar que ocorramfracturas, incluindo as da anca e da coluna (fracturas de compressão vertebrais);

Antes de tomar

Não tome ácido Alendrúnico Actavis

-Se tiver determinados problemas esofgicos (o tubo que liga a boca ao estômago);
-Se não for capaz de manter-se na posição vertical ou sentado pelo menos 30 minutos;
-Se tem hipersensibilidade (alergia) à substância ativa ou a qualquer outro componentedeste medicamento;
-Se o seu médico lhe detectou recentemente um valor baixo de cálcio no sangue
(hipocalcemia).

Tome especial cuidado com ácido Alendrúnico Actavis

Fale com o seu médico ou com o farmacêutico sobre quaisquer problemas de Saúde quepossa ter, ou já tenha tido, incluindo doença renal, doença nas gengivas, ou se templaneada uma extração dentária, e sobre as suas alergias.

Se sofrer de alguma doença gastrointestinal, tal como disfagia, doença esofgica,gastrite, duodenite ou úlceras.

Se tem história recente (no ano anterior) de doença gastrointestinal major tal como
úlcera péptica, ou hemorragia gastrointestinal ativa ou cirurgia da porção superior doaparelho gastrointestinal com excepção de piloroplastia (cirurgia a alargar o orifcio desaída do estômago para o duodeno).

Se tem dificuldades em engolir ou de digestáo, informe também o seu médico, antes detomar ácido Alendrúnico Actavis.

Se tem alguma das condições abaixo indicadas deve realizar um exame dentário antesde iniciar o tratamento com ácido Alendrúnico Actavis:
Se tem doença cancergena
Se está a fazer quimioterapia ou radioterapia
Se está a tomar esteróides
Se não recebe cuidados dentários regularmente
Se tem doença nas gengivas.

Durante o tratamento deve seguir as instruções preventivas apropriadas de cuidadodentário, conforme recomendado pelo dentista.

Deverá, igualmente, discutir com o seu médico a necessidade da realização de examesou tratamentos dentários antes de iniciar o tratamento com este medicamento.

Ao tomar ácido Alendrúnico Actavis com outros medicamentos

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentementeoutros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Após engolir o comprimido de ácido Alendrúnico Actavis, espere pelo menos 30minutos antes de tomar outros medicamentos diários, incluindo medicamentosantiácidos, suplementos de cálcio e vitaminas.

Ao tomar ácido Alendrúnico Actavis com alimentos e bebidas

muito importante que o ácido Alendrúnico Actavis seja tomado de manhã em jejum,devendo esperar pelo menos 30 minutos após a toma deste, antes de tomar a suaprimeira refeição ou beber.
Os comprimidos devem ser engolidos com água, não podendo ser utilizados águamineral gaseificada, café, chá ou sumos.

Gravidez e Aleitamento

Não tome ácido Alendrúnico Actavis se estiver grávida ou a amamentar.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não se observaram efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Como tomar

Tome sempre ácido Alendrúnico Actavis de acordo com as Indicaçõesdo seu médico.
Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Modo de Administração e Posologia

Administrar por via oral.

Os comprimidos de ácido Alendrúnico Actavis 70 mg só devem ser tomados uma vezpor semana.

Estas são as regras importantes que Deverá seguir para ajudar a garantir um bomresultado do tratamento com ácido Alendrúnico Actavis 70 mg:

Escolha o dia da semana que melhor se adapte sua rotina diária. Todas as semanas,tome um comprimido nesse dia escolhido por si.

Não tome nem com café nem com chá.

Não tome com sumos.

Não mastigue nem chupe o comprimido de ácido Alendrúnico Actavis.

Após engolir o comprimido de ácido Alendrúnico Actavis não se deite ? permaneatotalmente na posição vertical (sentado, em Pó ou a caminhar) durante pelo menos 30minutos e não se deite até tomar a primeira refeição do dia.

Irritação do esfago (o tubo que liga a bocaao estômago).

Após engolir o comprimido de ácido Alendrúnico Actavis, espere pelo menos 30minutos antes de tomar a primeira refeição, beber, ou tomar outros medicamentosdiários, incluindo medicamentos anti-ácidos, suplementos de cálcio e vitaminas. O

Caso sinta dificuldade ou dor ao engolir, dor no peito, ou novos sintomas de azia ouagravamento destes, pare de tomar ácido Alendrúnico Actavis e consulte o seu médico.

importante que continue a tomar ácido Alendrúnico Actavis durante o temporecomendado pelo seu médico. SÉ com um tratamento prolongado ácido Alendrúnico

Utilização nas crianças:

O ácido Alendrúnico Actavis não é indicado nas crianças, e não lhes Deverá seradministrado.

Utilização nos idosos:

O ácido Alendrúnico Actavis igualmente bem tolerado e eficaz tanto nos doentescom mais de 65 anos como nos doentes com menos de 65 anos de idade. Por essemotivo, não são necessários ajustamentos posológicos nas doentes idosas.

Duração do tratamento

O tratamento com ácido Alendrúnico Actavis é um tratamento prolongado. Estetratamento prolongado importante para prevenir futuras perdas de massa óssea e paracontinuar a reconstruir os ossos.
Por isso, importante que siga os conselhos do seu médico e tome ácido Alendrúnico
Actavis sem esquecimentos nem alteração do esquema de tratamento por elerecomendado.

Se tomar mais ácido Alendrúnico Actavis do que deveria

Se tomar comprimidos a mais, deve ingerir leite ou tomar um antiácido e contactar oseu médico imediatamente. Devido ao risco de irritação esofgica, não induza o vômitoe não se deite. Deve manter-se na posição vertical.

Caso se tenha esquecido de tomar ácido Alendrúnico Actavis

Se se esquecer de tomar uma dose, tome um comprimido de ácido Alendrúnico Actavis
70 mg na manhã seguinte ao dia em que se recordar. Volte a tomar um comprimidomantendo o esquema semanal, com este novo dia de toma. Não tome dois comprimidosno mesmo dia.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médicoou farmacêutico.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, o ácido Alendrúnico Actavis pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

A maior parte das doentes não tém efeitos secundários com ácido Alendrúnico Actavis.
No entanto, tal como todos os medicamentos, poderá sentir efeitos indesejáveis ou nãointencionais. Os efeitos secundários tém sido geralmente ligeiros mas alguns doentespoderão sentir perturbações digestivas que podem ser graves, incluindo irritação ouulceração do esfago (o tubo que liga a boca ao estômago) podendo provocar dores nopeito, azia, ou dificuldades ou dores ao engolir. Estas reações podem ocorrerespecialmente se os doentes não beberem um copo cheio de água sem gs quandotomam ácido Alendrúnico Actavis e/ou se se deitarem antes de 30 minutos apóstomarem o comprimido ou antes da primeira refeição do dia. As reações esofgicaspodem agravar-se se os doentes continuarem a tomar ácido Alendrúnico Actavis apósdesenvolverem sintomas sugestivos da irritação do esfago.
Outros efeitos gastrointestinais indesejáveis incluem dor abdominal, dispepsia,obstipação (prisão de ventre), diarreia, dificuldade em engolir, flatulência, sensação deinchao ou enfartamento no estômago, náuseas, vômitos e fezes escuras.

Algumas doentes podem ter cefaleias, dores ósseas, musculares ou nas articulações ou,em casos raros, erupções de pele (ocasionalmente agravadas pela luz do sol) ou dor nosolhos. Podem ocorrer reações alérgicas, tais como, urticária, ou em casos raros inchaoda face, lbios, lngua e/ou garganta que pode causar dificuldades em respirar ou aengolir. Ocorreram raramente úlceras estomacais ou outras úlceras pépticas (algumasgraves e algumas com hemorragia), mas desconhece-se se são ou não causadas pelotratamento com ácido Alendrúnico Actavis. Ocorreram úlceras na boca quando ocomprimido foi mastigado ou dissolvido na boca.
Foi ainda relatado necrose óssea do maxilar em doentes tratados com este tipo demedicamentos, geralmente associada com extração dentária e/ou infecção local.

Durante a experiência Pós-comercialização foram notificados os seguintes efeitos secundários (frequência desconhecida):

Sistema nervoso:

Tonturas - mêsculo-esquelticos: inchao nas articulações, fracturas do fmur em doentes sujeitosa tratamento a longo prazo com ácido alendrúnico. Dores na coxa, fraqueza oudesconforto podem ser sinais prvios de possível fractura do fmur.
Problemas gerais: cansaço, inchao nas mos ou nas pernas

Resultados laboratoriais:

Muito frequentes: diminuição ligeira e transitéria dos valores de cálcio e fosfato nosangue, geralmente dentro do intervalo normal.

O seu médico ou farmacêutico possuem uma lista mais completa sobre os efeitos secundários.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Modo de Conservar:

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 25ºC.

Não utilize ácido Alendrúnico Actavis após expirar o prazo de validade indicado na embalagem. O prazo de validade corresponde ao últim dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita.
Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras informações

Qual a composição do ácido Alendrúnico Actavis

- A substância ativa é o ácido Alendrúnico. Cada comprimido de ácido Alendrúnico
Actavis contém 91,37 mg de alendronato sódico tri-hidratado, equivalente a 70 mg de
ácido alendrúnico.

- Os outros componentes são: maltose, crospovidona e estearato de cálcio.

Fabricante :

Actavis Group PTC ehf.
Reykjavakurvegi, 76-78
IS-220 Hafnarfjárour
Iceland

MEDICAMENTOS COM O MESMO PRINCÍPIO ATIVO :

Aciclovi Actavis, Ácido Alendronico, Epirrubicina Actavis, Finasterida Actavis, Fludarabina Actavis, Glimepirida Actavis 1, Glimepirida Actavis 2, Glimepirida Actavis 3, Glimepirida Actavis 4.


Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Jesus a Chave Hermenêutica, Curso exclussivo com o Pastor Caio Fábio