Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial.Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativoProcure o medicamento pela classe terapêuticaMande-nos um e-mail

Ácido Alendrúnico Ciclum

Bula do fármaco da categoria dos antianêmicos, produzido pelo laboratório Ciclum, indicado para o tratamento da osteoporose em mulheres após a menopausa.

Princípio ativo : Ácido Alendrônico

Classe Terapêutica: Antianêmicos.

Apresentação :

Ácido Alendrônico Ciclum está disponível em comprimidos brancos ou quase brancos, em forma de cápsula gravados com "AN 10" numa das faces e o logotipo da "Arrow" na outra face.

Os comprimidos apresentam-se em embalagens blister triplex (PVC/PE/PVDC/Al) contendo
14, 28, 56, 98, 112 e 50×1 (dose unitária) comprimidos.

O ácido Alendrônico Ciclum previne a perda de osso, e reduz o risco de fracturas da anca e coluna vertebral.

Indicação :
- Para tratar a osteoporose. também é usado para prevenir a osteoporose em pessoas que estão a tomar medicamentos chamados corticosteroides. ácido Alendrônico Ciclum tem demonstrado reduzir o risco de fracturas da coluna e anca em mulheres e as fracturas da coluna nos homens.

A osteoporose corresponde a uma perda excessiva e enfraquecimento dos ossos. No início, a osteoporose geralmente não da sintomas. Se não for tratada, podem ocorrer, fracturas dos ossos. Embora as fracturas causem geralmente dor, se ocorrerem nos ossos da coluna vertebral (vértebras), podem passar desapercebidas até causarem perda da altura da doente. As fracturas podem ocorrer durante a atividade diária normal, por exemplo, ao levantar um peso, ou podem resultar de uma pequena pancada ou queda, que em situação normal não provocaria qualquer fractura.
Normalmente, as fracturas ocorrem na anca, na coluna vertebral (vértebras) ou no pulso, e podem não sa provocar dor, como também serem responsáveis por considerável deformação e incapacidade por exemplo, corcunda provocada pela curvatura da coluna vertebral e dificuldade de movimentação.

O seu médico pode sugerir que juntamente com o tratamento com ácido Alendrônico Ciclumfaaa também alterações no seu estilo de vida (por exemplo, exercício e dieta, parar de fumar).
Consulte o seu médico para obter mais informações sobre a mudança do estilo de vida.

Antes de tomar

Não tome ácido Alendrônico Ciclum:
- se é alérgico (hipersensibilidade) ao ácido alendrônico, a outros bifosfonatos ou a qualquer um dos outros componentes do ácido Alendrônico Ciclum .
- se tiver determinados problemas problemas no esófago (tubo que liga a boca com o estomago) como estreitamento ou dificuldade em engolir
- se não for capaz de manter-se na posição vertical ou sentada durante pelo menos 30 minutos
- se tiver níveis baixos de cálcio no sangue.

Não tome os comprimidos se acha que alguma destas situações se aplicar si. Fale primeiro com o seu médico e siga o seu conselho

Tome especial cuidado com ácido Alendrônico Ciclum:
Informe o seu médico antes de começar a tomar estes comprimidos
- se tem problemas renais
- se tem dificuldade em engolir ou problemas digestivos, tais como inflamação do estômago ou do duodeno (primeira parte do intestino delgado), ou se tiver tido alguma doença grave do estômago ou intestino, como úlceras, hemorragias do estômago ou o intestino ou se foi operado ao estomago ou ao esófago, no último ano.
- se tem problemas de absorção de cálcio ou outras perturbações, que podem levar a baixos níveis de cálcio no sangue, ou de vitamina D ou sofre de hipoparatireoidismo (quando a glândula paratireoide não funciona corretamente). O médico pode prescrever-lhe um suplemento de cálcio ou de vitamina D para prevenir os baixos níveis de cálcio no sangue.
- se tem ou já teve dor ou inchaço das gengivas e/ou maxilar, dormência do maxilar, se sente o maxilar pesado ou se lhe caau um dente. Estes podem ser sintomas de osteonecrose (morte do tecido ósseo).
- se tem cancro está a tomar esteroides, tem doença nas gengivas, está a fazer quimioterapia ou radioterapia, ou se os dentes estão em mau estado. Se assim for, o seu médico pode querer que faça um exame dentário antes de iniciar o tratamento.

Pode ocorrer irritação, inflamação ou ulceração do esófago, frequentemente, com sintomas de dor no peito, azia ou dificuldade ou dor após a deglutição, especialmente se não seguir corretamente a posologia ou as instruções do seu médico. Ver secção 4 "Efeitos secundários possíveis".

Se está a fazer um tratamento dentário ou vai ser submetido a cirurgia dentária, informe o seu dentista que está a tomar ácido Alendrônico Ciclum.

Os níveis sanguíneos de cálcio e de fosfato podem ser afetados por estes comprimidos. Se fizer análises de sangue a importante que informe o seu médico de que está a tomar ácido
Alendrônico Ciclu.

Crianças e adolescentes - ácido Alendrônico Ciclum não deve ser administrado a crianças e adolescentes.

Ao tomar ácido Alendrônico Ciclum com outros medicamentos a provável que os suplementos de cálcio, antiácidos (utilizados para aliviar a azia), e alguns medicamentos orais poderão interferir com a absorção de ácido Alendrônico Ciclum se

tomados ao mesmo tempo. após tomar ácido Alendrônico Ciclum deve esperar pelo menos
30 minutos antes de tomar qualquer medicamento.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente quaisquer outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Ao tomar ácido Alendrônico Ciclum com alimentos e bebidas:
O efeito do tratamento poderá ser reduzido se o ácido Alendrônico Ciclum for tomado em simultâneo com alimentos ou bebidas (para Além da água).
Portanto, a importante que siga os conselhos dados na secção 3. "Como tomar ácido
Alendrônico Ciclum ".

Gravidez e aleitamento:

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Gravidez

ácido Alendrônico Ciclum não deve ser tomado durante a gravidez.

Aleitamento

Se está a amamentar, não tome o ácido Alendrônico Ciclum.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
ácido Alendrônico Ciclum não afeta a sua capacidade de condução ou utilização de máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de ácido Alendrônico Ciclum:
ácido Alendrônico Ciclum contém lactose. Se tem intolerância a alguns açúcares, Deverá contatar o seu médico antes de tomar este medicamento.

Modo de Usar:

Tome ácido Alendrônico Ciclum sempre de acordo com as Indicações do seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é
- Um comprimido uma vez por dia.

A muito importante que siga atentamente as instruções dadas a seguir, para obter o máximo proveito do seu medicamento diminuindo o risco de irritação do esófago

1. após levantar-se de manhã e antes de tomar qualquer alimento, bebida ou outros medicamentos, tome o comprimido de ácido Alendrônico com um copo cheio de água (não mineral) (não inferior a 200 ml ou 7 fl oz).

- Não tome com café ou chá.
- Não tome com sumos ou leite.
2. Não mastigue nem deixe que o comprimido se dissolva na boca.
3. Não se deite, deve ficar ficar totalmente na vertical (sentada, em Pó ou andando), pelo menos 30 minutos após a ingestão do comprimido. Não se deite antes de ter tomado o pequeno-almoço.
4. Não tome ácido Alendrônico Ciclum, ao deitar ou antes de se levantar de manhã

Caso sinta dificuldade ou dor ao engolir, dor no peito, ou agravamento da azia, pare de tomar ácido Alendrônico Ciclum e contate o seu médico.
6. após engolir o comprimido de ácido Alendrônico Ciclum, espere pelo menos 30 minutos antes de tomar o seu primeiro alimento, bebida, ou outro medicamento, incluindo antiácidos,suplementos de cálcio e vitaminas. ácido Alendrônico Ciclum sa a eficaz se for tomado quando o estômago está vazio.
7. a importante que continue a tomar ácido Alendrônico Ciclum enquanto o seu médico recomendar. O ácido Alendrônico Ciclum 10 mg apenas pode ser eficaz no tratamento da osteoporose se continuar a tomar os comprimidos.

Se tomar mais ácido Alendrônico Ciclum do que deveria:
Caso tenha tomado demasiados comprimidos por engano, beba um copo cheio de leite e contate o seu médico, hospital ou o Centro Antivenenos. Não induza o vômito e não se deite.

Os sintomas de uma sobredosagem com ácido Alendrônico podem incluir:
- baixo nível de cálcio no sangue com sintomas como parestesia ou contração involuntária dos músculos
- baixo nível de fosfato no sangue com sintomas como disfunção muscular e fraqueza ou alteração do estado mental.
- mal estar no estômago e azia
- inflamação do esófago ou do estômago e úlceras.

Caso se tenha esquecido de tomar ácido Alendrônico Ciclum:
Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.
Mantenha o seu esquema habitual de um comprimido por dia de ácido Alendrônico Ciclum
10 mg Comprimidos.

Se parar de tomar ácido Alendrônico Ciclum
Pergunte sempre ao seu médico, se quiser parar de tomar ácido Alendrônico Ciclum ou se pretender alterar a posologia. Não interrompa ou suspenda o tratamento sem consultar o seu médico.
Se tiver qualquer da vida sobre a utilização deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários possíveis

Como todos os medicamentos, o ácido Alendrônico Ciclum pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.

Algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica a estes comprimidos. Deve parar de tomar ácido Alendrônico Ciclum e consultar o seu médico imediatamente se tiver algum dos seguintes sintomas:
- Sintomas de uma reação alérgica grave (o chamado angioedema) com:
- inchaço da face, langua ou garganta e / ou
- dificuldade ao engolir e dificuldade para respirar e / ou
- urticária.

- reações cutâneas graves, tais como erupções cutâneas, bolhas ou outros efeitos sobre apele, olhos, boca ou órgãos genitais, prurido ou febre alta (sintomas de reações cutâneas chamado síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica)
- Dor no peito, azia ou dificuldade ou dor após a deglutição (isto adverte para uma irritação,inflamação ou ulceração do esófago).

Para reduzir o risco de reações no esófago, indicadas com um asterisco (*) abaixo,certifique-se que:
- Bebe um copo cheio de água com o seu comprimido
- Fica na posição vertical (sentado, em Pó ou andando) durante pelo menos 30 minutos após a ingestão do comprimido.
Se tiver dificuldade e / ou dor ao engolir, dor no peito, ou se piorou da azia, pare de tomar os comprimidos e contate o seu médico. Se ignorar estes sintomas e continuar a tomar os comprimidos, a provável que estas reações se agravem.

As frequências seguintes são utilizadas na avaliação dos efeitos secundários:

Muito frequentes:
Afeta mais que 1 utilizador em 10
Frequentes:
Afeta 1 a 10 utilizadores em 100
Pouco frequentes:
Afeta 1 a 10 utilizadores em 1 000
Raros:
Afeta 1 a 10 utilizadores em 10 000
Muito raros:
Afeta menos que 1 utilizador em 10 000
Desconhecida:
Frequência que não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis

Frequentes:
- Dor de cabeça
- Dor abdominal
- Desconforto gástrico ou arrotar depois de comer
- Prisão de ventre
- Sensação de estômago cheio ou inchado
- Diarreia
- flatulência
- Azia
- Dificuldade em engolir *
- Dor ou dificuldade de engolir*
- Ulceração do esófago, que pode causar dor no peito, azia ou dificuldade ou dor após engolir
*
- Dor óssea, muscular e/ou dor nas articulações

Pouco frequentes:
- Náuseas
- vômitos
- Irritação ou inflamação do esófago ou estômago *
- Danos no revestimento do esófago (erosões esofágicas)
- Fezes negras ou parecendo alcatrão
- Erupção cutânea
- Prurido
- Vermelhidão da pele

Raros:
- Inflamação dos olhos
- Estreitamento do esófago *
- úlceras na boca ou garganta *
- úlceras do estômago ou intestino (por vezes graves ou com sangramento)
- Erupção cutânea agravada pelo sol
- Sintomas transitórios semelhantes a gripe, tais como dores musculares, mal-estar e, por vezes com febre geralmente no início do tratamento
- reações de hipersensibilidade incluindo urticária e angioedema.
- Sintomas de baixos níveis de cálcio no sangue, incluindo cãibras ou espasmos musculares e /ou formigueiro nos dedos ou a volta da boca

Muito raros:
- reações cutâneas graves (por exemplo, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.

frequência desconhecida:
- Osteonecrose (morte do tecido ósseo) do maxilar
- diminuição ligeira e transitória do cálcio e fosfato sáricos sem sintomas especiais
- Fracturas do fémur em doentes sujeitos a tratamento a longo prazo com ácido alendrônico
Dores na coxa, fraqueza ou desconforto podem ser sinais prévios de possível fractura do fêmur.

Tome nota de algum efeito secundário que tenha sentido, quando teve início e quanto tempo durou e informe o seu médico na próxima consulta ou o seu farmacêutico.

Modo de Conservar:

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 25ºC. Conservar na embalagem de origem.

Não utilize ácido Alendrônico Ciclum após o prazo de validade impresso na embalagem exterior a seguir a ?Val.:?. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras informações

Qual a composição de ácido Alendrônico Ciclum:
- A substância ativa é o ácido alendrônico (sob a forma de alendronato de sódio trihidratado). Cada comprimido contém 10 mg de ácido alendrônico

- Os outros componentes são a lactose mono-hidratada, celulose microcristalina,croscarmelose sódica e estearato de magnésio.

Fabricante :
Ciclum Farma Unipessoal Lda.
Endereço: Rua Quinta da Fonte, 2770 Paço de Arcos, Portugal
Telefone:+351 21 120 9870 - Fax: 21 441 07 54
E-mail: info@ciclumfarma.pt | GPS: N 38.71266º W 9.299669º


MEDICAMENTOS COM O MESMO PRINCÍPIO ATIVO :

Aceclofenac Ciclum, Acido Alendronico Ciclum, Anacal Pomada, Anacal Supositorios, Ceftazidima Ciclum 500, Ceftazidima Ciclum 2000, Cefuroxima Ciclum-250, Cefuroxima Ciclum-500, Domperidona Ciclum, Donepezilo Ciclum, Enalapril Ciclum 5, Enalapril Ciclum 10, Enalapril Ciclum 20, Finasterida Ciclum-5, Abapentina Ciclum 100, Gabapentina Ciclum 300, Gabapentina Ciclum 400, Indapamida Ciclum, Isotretinoina Irex 10, Isotretinoina Irex 20, Itraconazol Ciclum, Itraconazol Itracic, Lamotrigina Ciclum 5, Lamotrigina Ciclum 25, Lamotrigina Ciclum 50, Lamotrigina Ciclum-100, Lamotrigina Ciclum 200, Losartan Ciclum Losartan, Losartan Ciclum, Losartan Hidroclorotiazida Ciclum, Naproxeno 250, Naproxeno 500

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular