Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial.Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativoProcure o medicamento pela classe terapêuticaMande-nos um e-mail

Acetilcisteína Sandoz

Bula do agente farmacológico usado principalmente como agente mucolítico e no controle da overdose de paracetamol/acetaminofeno.

Princípio ativo : Acetilcisteína

Classe terapêutica : Expectorantes.

Apresentação :

300 mg/3 ml Solução Injetável E para que é utilizado

300 mg/3 ml Solução Injetável

300 mg/3 ml Solução Injetável

Indicação : é utilizado como adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infecções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Antes de Utilizar:

Não utilize Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável
- Se tem alergia (hipersensibilidade) é acetilcisteína ou a qualquer outro componente de Acetilcisteína Sandoz300mg/ml Solução Injetável.
- Se tem úlcera gastroduodenal.

Tome especial cuidado com Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução
Injetável:
- Se sofre de asma

- Se tem história de broncospasmo, especialmente se utilizado por via tópica
(aerossol).
- Se sofre de insuficiência respiratória grave.
- Se o seu organismo se encontra debilitado (pela diminuição do reflexo da tosse há risco de obstrução da via aérea consequente do aumento da quantidade de secreções).
- Se É suscetível a formar úlceras gastroduodenais.

O uso do mucolítico implica uma diminuição da viscosidade e a remoção do muco, tanto através da atividade ciliar do epitélio, como pelo reflexo da tosse,sendo portanto de esperar um aumento da expectoração e da tosse no inacio do tratamento.

é normal a presença de um leve odor sulfúrico, uma vez que é próprio da acetilcisteína.

O preparado deve ser manuseado em material de plástico ou vidro, não devendo ser utilizado material de borracha ou de metal.

Utilizar Acetilcisteína Sandoz300mg/3ml Solução Injetável com outros medicamentos:
Não utilize Acetilcisteína Sandoz300mg/3ml Solução Injetável em associação com nitroglicerina, pois pode causar tensão arterial baixa significativa e dores de cabeça induzidas pela nitroglicerina.

Não associe a antitússico nem a secante de secreções.

Recomenda-se que a administração de acetilcisteína em associação com alguns sais de metais pesados tais como os de ouro, cálcio ou ferro deve ser realizada a horas diferentes

Deve ter-se em atenção que a acetilcisteína administrada oralmente pode também interferir com as cefalosporinas orais, pelo que também devem ser administradas separadamente em caso de tratamento concomitante.

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Gravidez e Aleitamento

a administração de Acetilcisteína deve ser efetuada com precaução durante a gravidez e aleitamento.

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Condução de veículos e utilização de máquinas:
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Acetilcisteína
Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável:
Este medicamento contém menos de (23 mg) de sódio por dose, considerando-se livre de sódio.

Modo de Usar :

Utilizar Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável sempre de acordo com as Indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Adultos:

Ampolas de 3 ml (10%)
Via tópica (aerossol): uma ampola, 1 a 2 vezes por dia.
Via parentérica (endovenosa): uma ampola, 1 a 2 vezes por dia.

Crianças:

Não usar em crianças com idade inferior a 6 anos.

Crianças dos 6 aos 12 anos de idade:
Ampolas de 3 ml (10%)
Via tópica (aerossol): meia ampola (1,5 ml), 1 a 2 vezes por dia.
Via parentérica (intramuscular ou endovenosa): meia ampola (1,5 ml), 1 a 2vezes por dia.
Crianças com idade superior a 12 anos: dose idêntica à dos adultos.

Idosos:
Recomenda-se precaução no caso de existência de patologia ulcerosa péptica.

O tratamento tem uma duração média de 5 a 7 dias.

Instruções de utilização:
Via tópica (aerossol): Nebuliza-se uma ampola (meia ampola em caso de crianças) em cada sessão, efetuando 1 a 2 sessões por dia, durante 5 a 7 dias.
Para a administração por aerossol, a preferível a utilização de aparelhos de vidro ou plástico.
Via parentérica (intramuscular ou endovenosa): Pode ser administrado por via intramuscular ou endovenosa, segundo a posologia recomendada.

Se utilizar mais Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável do que deveria:
No caso de se produzirem reações como as mencionadas na secção 4, após doses elevadas, considera-se suficiente a administração de um tratamento sintomático.

No caso de utilizar uma dose em excesso contate imediatamente o seu médico ou o Centro de Informação Antivenenos (Telf. 808250143) ou o hospital mais próximo.

Caso se tenha esquecido de utilizar Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução
Injetável
Se se esquecer de utilizar uma dose, deve fazê-lo assim que se lembrar e retomar o intervalo normal de utilização na administração seguinte.

Efeitos secundários possíveis

Como os demais medicamentos, Acetilcisteina Sandoz300mg/3ml Solução
Injetável pode causar efeitos secundários em algumas pessoas.

Ocasionalmente podem produzir-se alterações digestivas (náuseas, vômitos e diarreias) e raramente apresentam-se reações de hipersensibilidade, como urticária e broncoespasmos.

Especial atenção deve ser dada nos doentes asmáticos pelo risco de ocorrerbroncoconstrição. Nestes casos deve interromper o tratamento e consultar o seu médico.

Por via Injetável, tem sido descrito, raramente, breve ardor no local da injeção.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico oufarmacêutico.

Modo de Conservar:

O medicamento não necessita de quaisquer precauções especiais de utilização.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável após o prazo devalidade impresso na embalagem exterior, a seguir a VAL. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras informações :

Qual a composição de Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável
- A substância ativa é a acetilcisteína.
- Os outros componentes são: Edetato dissódico, solução de hidróxido de sódio a 10 %, ácido ascórbico e água para injetáveis.

Qual o aspecto de Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável e conteúdo da embalagem?
Acetilcisteína Sandoz300 mg/3 ml Solução Injetável apresenta-se em ampolas de vidro, castanho, com ponto branco.

Cada embalagem contém 5 ampolas de vidro, com 3 ml de solução Injetável.

Fabricante :

Sandoz do Brasil Indústrias Farmacêutica Ltda.
Rua Paraná, 445 - Jardim do Café
86183-600 - Cambe - PR
Telefones:
Cambé - PR +55 43 3174-8000
São Paulo - SP +55 11 5532-7122
SAC 0800 400 91 92 -


Medicamentos do mesmo fabricante :

Acetilcisteina Bluval , Acetilcisteina Sandoz , Amidalin Pastilhas , Amidalin Spray , Amidalin , Aminofilina Sandoz , Amlovasc , Beta , Cafergot , Cefuroxima Condronac , Doxazosina , Enalapril Bexal , Fentanilo Sandoz , Fluvastatina Sandoz , Gynergene , Lamotrigina Apharma , Lisinopril Sandoz , Losartan Sandoz , Metformina Sandoz , Micofenolato , Olanzapina Sandoz , Omeprazol Sandoz , Ondansetrom Sandoz-4 , Ondansetrom Sandoz-8 , Optalidon , Pantoprazol Sandoz 40 , Piperacilina Sandoz , Ramipril Sandoz-5 , Ramipril Sandoz-10 , Ramipril Sandoz-25 , Ramipril Sandoz , Risperidona Sandoz , Roxitromicina , Salbutamol , Sandostatin Lar , Sertralina Sandoz-50 , Sertralina Sandoz-100 , Venlafaxina Tubernax , Vinorrelbina Sandoz , Zolpidem Sandoz ,

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A auto-medicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.


Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular