Site Bulário Brasil
Procure o medicamento pelo nome comercial.Vários tipos de calculadoras médicas Procure o medicamento pelo princípio ativoProcure o medicamento pela classe terapêuticaMande-nos um e-mail

Acetilcisteína

Bula do medicamento antineoplásico e antiandrôgeno, utilizado em tratamentos de câncer de próstata e hirsutismo.

Princípio ativo : 50 mg bicalutamida

Classe terapêutica : expectorantes.

Apresentação : Forma de comprimidos efervescentes estando disponível em embalagens de 20 e 60 comprimidos.

Indicação : A acetilcisteína é um aminoácido sulfurado que se caracteriza pela sua ação fluidificante sobre as secreções mucosas e mucopurulentas nas patologias do Aparelho respiratório que se caracterizam por evoluírem com hipersecreção e mucoestase. A sua ação farmacológica traduz-se por uma redução da viscosidade das secreções e pela melhoria da funcionalidade ucociliar.
Pelo seu caráter antioxidante, a acetilcisteína exerce uma ação citoprotectora no Aparelho respiratório face aos enamenos tóxicos que se desencadeiam pela libertação de radicais livres oxidantes de diversa etiologia.

Adjuvante mucolítico do tratamento antibacteriano das infecções respiratórias, em presença de hipersecreção brônquica.

Antes de Tomar:

Não tome Acetilcisteína Generis:
- se tem hipersensibilidade (alergia) é acetilcisteína ou a qualquer outro excipiente deste medicamento;

- se tem história de úlcera gastroduodenal (ver Efeitos secundários possíveis e Tome especial cuidado com Acetilcisteína Generis).

Tome especial cuidado com Acetilcisteína Generis

- Se for asmático e se tiver historial de broncospasmo;
- Se sofrer de insuficiência respiratória grave;
- Doentes debilitados: pela diminuição do reflexo da tosse há risco de obstrução da via aérea consequente do aumento da quantidade de secreções.

Advertências:

Os mucolíticos, possuem a capacidade de destruir a barreira mucosa gástrica, pelo que deverão ser utilizados com recaução em indivíduos suscetíveis a úlceras gastroduodenais.
é normal a presença de um leve odor sulfúrico, uma vez que é próprio da acetilcisteína.
O uso do mucolítico implica uma diminuição da viscosidade e a remoção do muco,tanto através da atividade ciliar do pitélio, como pelo reflexo da tosse, sendo portanto de esperar um aumento da expectoração e da tosse no início do tratamento.
Utilizar Acetilcisteína Generis com outros medicamentos.
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver tomando ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.

Medicamentos que não deveria usar em simultâneo:

- Nitroglicerina : a associação de acetilcisteína e nitroglicerina causa hipotensão significativa e cefaleia induzida pela nitroglicerina.
- Não associar a antitússico nem a secante de secreções.

Medicamentos em que Deverá ter precaução na administração simultânea:

- Devido ao seu possível efeito quelante, a acetilcisteína pode reduzir a biodisponibilidade de alguns sais de metais pesados tais como de ouro, cálcio ou ferro. Recomenda-se, por isso, que a administração seja realizada a horas diferentes.
- A acetilcisteína pode também interagir (diminuindo a biodisponibilidade) com antibióticos do grupo das cefalosporinas, pelo que a administração deve ser efetuada a horas diferentes.
- A Acetilcisteína Generis não interAtua com antibióticos tais como a amoxicilina,eritromicina, doxiciclina ou bacampicilina, assim como a associação amoxicilina
clavulúnico

Gravidez e aleitamento

Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Gravidez: Embora não se tenha demonstrado que a acetilcisteína possua ação teratogênica, recomenda-se a sua administração com precaução durante a gravidez.

Aleitamento: Embora não se tenha demonstrado que a acetilcisteína se dissolva no leite materno, recomenda-se a sua administração com precaução durante a lactação.

Condução de veículos e utilização de máquinas

Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Informações importantes sobre alguns componentes de Acetilcisteína Generis Aspartamo: A Acetilcisteína Generis contém uma fonte de fenilalanina. Pode ser prejudicial em doentes com fenilcetonaria. (ver ?Efeitos secundários possíveis? e ?Tome especial cuidado com Acetilcisteína Generis?)

Sódio: A Acetilcisteína Generis 200 e 600 mg contém respectivamente, 184,92 mg e 186,92 mg de sódio por comprimido efervescente.
Deve ser tomado em consideração em doentes que estejam a seguir uma dieta pobre em sódio.
A Acetilcisteína Generis não contém sacarose pelo que pode ser administrada a diabéticos.

Modo de Usar:

Tome sempre Acetilcisteína Generis de acordo com as Indicações do seu médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Dissolver o comprimido em meio copo de água, ou outro líquido, e mexer até se tornar numa solução homogênea. Usar copo de material de vidro ou plástico (nunca usar com material de borracha ou de metal).

Acetilcisteína Generis 200 mg

Posologia no adulto:

Um comprimido de Acetilcisteína Generis 200 mg comprimidos efervescentes, 3 vezes por dia. Dose máxima diária recomendada de 600 mg/dia.

Posologia na criança:

Não usar em crianças com idade inferior a 2 anos.

Crianças dos 2 aos 6 anos de idade: meio comprimido de Acetilcisteína Generis 200 mg, 3 vezes por dia. Dose máxima recomendada 300 mg/dia.

Crianças dos 6 aos 12 anos de idade: meio comprimido de Acetilcisteína Generis 200 mg, 3 a 4 vezes por dia. Dose máxima recomendada 300 a 400 mg/dia.

Crianças com idade superior a 12 anos: dose idêntica à dos adultos.

Acetilcisteína Generis 600 mg

Posologia no adulto:

Um comprimido de Acetilcisteína Generis 600 mg comprimidos efervescentes por dia, de preferência à noite. Dose máxima diária recomendada de 600 mg/dia.

Posologia na criança:

Não usar em crianças com idade inferior a 12 anos de idade ou com peso inferior a 30 kg.

Crianças com idade superior a 12 anos: dose idêntica à dos adultos.

Dissolver o comprimido efervescente em meio copo de água, ou outro líquido, e aguardar até se tornar numa solução homogênea. Usar copo de material de vidro ou plástico (nunca usar com material de borracha ou de metal).

Posologia no idoso:

Este medicamento é apropriado para utilização no idoso. Recomenda-se precaução nos casos de existência de patologia ulcerosa péptica (ver ?Não tome Acetilcisteína Generis? e ?Tome especial cuidado com Acetilcisteína Generis?).

Se tomar mais Acetilcisteína Generis do que deveria A acetilcisteína foi administrada ao homem em doses de até 500 g/kg sem que tenha provocado sintomas de sobredosagem. No caso de se produzirem reações como as já mencionadas, após doses elevadas, considera-se suficiente a administração de um tratamento sintomático.

Caso se tenha esquecido de tomar Acetiscisteína Generis Tente tomar este medicamento conforme indicado pelo seu médico. No entanto, se se esqueceu de tomar uma dose, Deverá tomá-la assim que se lembrar. Contudo, se faltar pouco tempo para a próxima toma, não tome a dose esquecida. Não tome uma dose a dobrar para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos secundários possíveis :

Como todos os medicamentos, o Acetilcisteína Generis pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.

Ocasionalmente podem produzir-se alterações digestivas (náuseas, vômitos e diarreias), e raramente podem surgir reações de hipersensibilidade, como urticária e broncoespasmos. Deve ser tomada especial atenção nos doentes asmáticos pelo
risco de ocorrer broncoconstrição. Nestes casos deve interromper-se o tratamento e consultar um médico.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Modo de Conservar:

Mantenha a Acetilcisteína Generis fora do alcance e da vista das crianças.

Não conservar acima de 25ºC.

Não utilize Acetilcisteína Generis após o final do prazo de validade impresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico.
Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras informações

Cada comprimido efervescente contém 200 mg e 600 mg de acetilcisteína, respectivamente.

Os restantes componentes são:

Citrato monossódico, bicarbonato de sódio, aspartamo (E951), permaseal aroma de
limão, povidona e macrogol 6000.

Fabricante :

Generis farmacêutica S.A.
Endereço: Office
Sintra, Lisboa, 2710, Portugal
Telefone: 21 924 82 10
Telefone 2: 21 496 71 20
Fax Geral: 21 496 71 29
Fax Hospitalar: 21 924 82 14
E-mail Geral.
E-mail WebMaster.
E-mail Unidade Hospitalar.
E-mail Apoio a cliente Farmácias e Armazenistas.


Medicamentos do mesmo fabricante :

Acetilcisteina Generis, Acetilcisteina Linha de Frente, Acetilcisteina Normal, Ácido Alendronico Generis, Adt, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 50 mgml, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 80 mgml, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 500 mg, Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 875 mg, Anastrozol Inventis Anastrozol, Atorvastatina Generis, Azitromicina Generis, Bromocriptina, Captopril Hidroclorotiazida, Carvedilol Generis, Cataflam, Cetirizina Generi, Ciproterona Etinilestradiol Generis, Ciproterona Inventis, Co Diovan, Diovan 320, Diovan, Domperidona Mer, Ebastina Generis, Enalapril Generis-5, Femara, Fluoxetina Generis, Fluvoxamina Generis, Foradil Certihaler, Foradil, Fosinopril Generis 10, Fosinopril Generis 20, Gabapentina Generis 60, Gliclazida Generis, Isotretinoina Generis-20, Isotretinoina Generis, Lamotrigina Generis 200, Lamotrigina Lamotril, Leponex, Lescol XL, Lescol, Lioresal 10, Lioresal Intratecal, Lisinopril Generis 5, Lisinopril Generis 20, Lisinopril Hidroclorotiazida Generis, Naltrexona, Nimesulida Mer, Pergolida Generis, Riamet, Sintrom, Valsartan, Voltaren Colírio, Voltaren solução.

Medicamentos com o mesmo princípio ativo :

Abfor Gerin, , Acetilcisteina Generis, , Acetilcisteina Linha de Frente, , Acetilcisteina Normal, , Acido-alendronico Alendrol, , Acido-alendronico Generis, , Adoless, , Adt, , Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 50 mg, , Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 80 mg, , Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 500 mg, , Amoxicilina Ácido Clavulanico Generis 875 mg, , Anacyclin, , Anastrozol Inventis Anastrozol, , Androcur 50 mg, , Androcur 100 mg, , Androcur Depot, , Androcur, , Anfertil, , Atacand HCT, , Atorvastatina Generis, , Azitromicina Generis, , Belara, , Bextra, , Bromocriptina, , Caduet, , Captopril Hidroclorotiazida, , Carvedilol Generis, , Cataflam, , Cellcept, , Cetirizina Generis, , Ciclo 21, , Ciclon, , Ciproterona Etinilestradiol Bexal, , Ciproterona Etinilestradiol Generis, , Ciproterona Etinilestradiol Ranbaxy, , Ciproterona Generis, , Ciproterona Inventis, , Citalor, , Climene, , Co-diovan, , Depakene, , Detrusitol, , Diane 35 Ciproteronanto, , Diclin, , Diminut, , Diovan 320, , Diovan, , Domperidona Mer, , Ebastina Generi, , Elamax, , Enalapril Generis 5, , Etinilestradiol, , Evanor, , Evra, , Femara, , Femiane, , Fluoxetina Generis, , Foradil Certihaler, , Foradil, , Fosinopril Generis 10, , Fosinopril Generis 20, , Gabapentina Generis 600, , Geodon, , Gestinol 28, , Gestrelan, , Gliclazida Generis, , Gracial, , Gynera, , Harmonet, , Harmonete, , Isotretinoina Generis 20, , Isotretinoina Generis, , Itranax, , Lamotrigina 1 Apharma, , Lamotrigina Ciclum 5, , Lamotrigina Ciclum 25, , Lamotrigina Ciclum 50, , Lamotrigina Ciclum 100, , Lamotrigina Ciclum 200, , Lamotrigina Generis 200, , Lamotrigina Lamotril, , Leponex, , Lescol XL, , Lescol, , Level, , Levordiol, , Libeli, , Lioresal 10, , Lioresal Intratecal, , Lisinopril Generis 5, , Lisinopril Generis 20, , Lisinopril Hidroclorotiazida Generis, , Lovelle, , Lyrica, , Marvelo, , Mercilon, , Microdiol, , Microginon, , Microvlar, , Minesse, , Minulet, , Miranova, , Naltrexona, , Neovlar, , Neurium, , Neurontin, , Nimesulida Mer, , Nordette, , Normamor, , Pergolida Generis, , Premelle, , Primera, , Primolut Nor, , Primosisto, , Proaxen, , Prograf, , Riamet, , Selene, , Seprefact Depot, , Siblim, , Sintrom, , Suprefact, , Unidose, , Valsartan, , Voltaren Colírio, , Voltaren Solução, , Yasmin, , Yaz, , Zolanix, , Zolstatin.

Advertências :

Leia atentamente a bula antes de tomar qualquer medicamento.

Caso tenha alguma dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi receitado para você e não deve ser dado a outras pessoas; o medicamento pode prejudicial, mesmo a pessoas que apresentem os mesmos sintomas.

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar qualquer efeito secundário não mencionados nesta bula, informe o seu médico ou farmacêutico.

Esta bula pode ser utilizada apenas como uma referência secundária e informativa, pois trata-se de um registro histórico deste medicamento, portanto apenas a bula que acompanha o medicamento está atualizada de acordo com a versão comercializada. Sendo assim este texto não pode substituir a leitura da bula original.

O ministério da saúde adverte:

A automedicação pode fazer mal à sua saúde, lembre-se, a informação é o melhor remédio

Como descartar os medicamentos :

Todo medicamento, por conter diversas substâncias químicas, podem representar perigo ao meio ambiente e as pessoas, caso descartados incorretamente.

Nunca despeje líquidos no ralo ou em vasos sanitários, pois podem contaminar águas, mesmo no caso de cidades que contem com usinas de tratamento.

Os medicamentos são produtos que de maneira nenhuma devem ser consumidos fora do prazo de validade.

Informe-se sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios e algumas farmácias também recolhem os produtos.

Ampolas, seringas, agulhas e frascos de vidro danificados devem ser entregues à farmácia em uma sacola diferente daquela que contém restos de remédios

As embalagens dos medicamentos não devem ser reaproveitadas para o armazenamento de outras substâncias de consumo devido à potencial contaminação residual.

Como conservar seus medicamentos da melhor forma :

Mantenha o produto na embalagem original, tampado, guardado em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz, de radiações e de calor excessivo.

No caso de cápsulas, não retire o sachê de sílica do interior da embalagem.

Mantenha-o longe do alcance de crianças.

Manuseie-o com as mãos limpas.

Se a embalagem contiver a etiqueta “Fórmula Fracionada”, siga a orientação descrita na etiqueta

O peso/volume do produto corresponde aquele discriminado no rótulo. A capacidade da embalagem pode ser maior do que seu conteúdo

Limpeza: essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo.

Medicamentos devem ser armazenados isoladamente de cosméticos, produtos de limpeza, perfumaria, etc.

Os medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos, roedores e aves.

Caso observe alteração de cor, odor, ou consistência, procure seu farmacêutico.