Site Bulário Brasil

Anion GAP Cálculo


Calculadora Médica de Anion GAP Plasmático, usada para medir a quantidade de ânions e Cátions. Usada para diferenciar os tipos principais de acidose metabólica.

A quantidade de ânions é igual a de cátions e, como não é possível medir todos, lida-se com cátions e ânions indeterminados. O ânion gap é constituído por ânions indeterminados: proteínas plasmáticas (a mais importante: albumina), sulfato, fosfato, lactato e quantidades reduzidas de ácidos orgânicos (cetoácidos), entre os cátions indeterminados (não o sódio), estão: gamaglobulinas, Ca++, Mg++, e K+.

Sodio mmol/L
Cloro mmol/L
Bicarbonato mmol/L
AnionGAPPlasm
mmol/L

Referência :

Estimativa do A.G. traz informação sobre a relativa constância de outros cátions (K+, Ca++, Mg++), a diminuição dos cátions não quantificados pode aumentar o valor do A.G.
Quando é preciso determinar o verdadeiro "VN" do A.G. deve-se avaliar no paciente em questão: o pH e [proteínas plasmáticas]. As proteínas plasmáticas se comportam como poliânions, ou seja, se [alb] está diminuída, diminuirá o A.G. em aproximadamente 2,5 mEq por c/g% que diminuiu a albumina.



Emagrecimento e Aumento de Massa Muscular